Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PIONERISMO

Adepará entrega à cooperativa de Conceição do Araguaia o primeiro registro sanitário no município

A Copag está autorizada pelo Serviço Oficial de Inspeção Vegetal para produzir nove tipos de polpas de frutas

Por Rosa Cardoso (ADEPARÁ)
26/01/2024 14h48

O Governo do Pará, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adepará), entregou na última quarta-feira (24), no município de Conceição do Araguaia, no sul do Estado, o registro sanitário para a primeira agroindústria de beneficiamento de polpa de frutas do município. O registro foi concedido para a Cooperativa Mista de Pequenos Agricultores do Araguaia (Copag), que passa a ter autorização do Serviço Oficial de Inspeção Vegetal para produzir nove tipos de polpas de frutas, incluido acerola, goiaba, taperebá, graviola, muruci e abacaxi.

A Cooperativa atua na área de produção, industrialização, comercialização e assistência técnica para agricultores familiares em 15 municípios da região, e agore terá capacidade de produção de quatro toneladas por dia, devendo gerar 10 empregos diretos e cerca de 25 indiretos, beneficiando 48 famílias de agricultores.
Governador Helder Barbalho entregou o certificado concedido pela Adepará ao presidente da Copag, Arnaldo Júnior

O governador Helder Barbalho entregou o certificado ao presidente da Copag, Arnaldo Soares Otoni Júnior, durante a inauguração do Centro de Treinamento Agroecológico, Inovação Tecnológica e Pesquisa do sudeste paraense. O Centro é um equipamento público fundamental para o desenvolvimento da região, e conta com a primeira agroindústria pública de leite e derivados e o primeiro laboratório público de solos do sul e sudeste do Estado.

“O selo artesanal vai abrir as portas da Cooperativa para novos mercados consumidores. Agora, precisamos atuar nos padrões exigidos pela Vigilância Sanitária para poder dar continuidade ao nosso trabalho”, disse o presidente da Copag.

A Agência de Defesa Agropecuária do Pará foi responsável pela concessão da autorização para o funcionamento da primeira agroindústria artesanal de polpa de frutas em Conceição do Araguaia, realizando a vistoria e as adequações exigidas pela legislação estadual, que regulamenta o beneficiamento dos produtos de origem vegetal no Pará.

Atualmente, o Serviço de Inspeção Vegetal da Agência de Defesa conta com mais de 150 estabelecimentos com autorizações e cadastro na Gerência de Produtos Artesanais de Origem Vegetal, que seguem as normas sanitárias de higiene e passam por inspeção regular do órgão estadual.

Joselena Tavares destacou os benefícios para o pequeno produtorInclusão - A política de implementação de agroindústrias artesanais desenvolvida pela Adepará possibilita a inclusão de produtores rurais, principalmente o pequeno agricultor, que pode se reunir em cooperativas e associações para comercializar seus produtos, contribuindo para a geração de renda no campo e a ampliação de mercado aos produtos artesanais..

A gerente de Inspeção e Classificação Vegetal da Adeparáa, Joselena Tavares, destacou o pioneirismo dos pequenos produtores, que por meio de associações e cooperativas movimentam a economia em diversas regiões do Estado. "Nós ficamos extremamente felizes em conceder mais este Certificado de Registro da Área Vegetal. A Copag representa um marco histórico como a pioneira no município de Conceição do Araguaia. Essa conquista será benéfica para 48 famílias, contribuindo significativamente para a geração de empregos e renda na região”, disse a gerente.

A fiscal estadual agropecuária e engenheira agrônoma Luciana de Souza Lopes acompanhou todo o trabalho para a concessão do selo artesanal ao estabelecimento, que agora obedece às boas práticas higiênico-sanitárias na produção de polpas de frutas. “Acompanhamos de perto todas as fases, desde o início da construção até este momento especial da entrega do certificado, evidenciando o comprometimento da equipe da Adepará em assegurar alimentos seguros para a população. O selo de inspeção concedido reforça ainda mais a garantia dessa segurança alimentar", disse Luciana Lopes.

Para o diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo, a expansão dessas atividades, com o surgimento de mais uma agroindústria artesanal no território paraense, demonstra a importância da atuação da Agência de Defesa para o produtor rural. “Nós estamos fortalecendo o desenvolvimento agropecuário do Estado, assegurando a qualidade dos produtos e subprodutos de origem vegetal, garantindo segurança alimentar e ampliando as opções de comercialização desses produtos com a abertura de novos mercados consumidores, gerando emprego e renda para quem vive no campo”, destacou o gestor.