Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CARNAVAL 2018

Segurança no trânsito é foco de ação do Detran no município de Vigia

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/02/2018 00h00

Agentes de educação para o trânsito e de fiscalização do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) promoveram, na manhã deste sábado (10), uma operação, em conjunto com a Polícia Militar (PM), no pórtico do município de Vigia, PA 412. Durante a ação, que faz parte da "Operação Carnaval 2018", foram abordados mais de 60 condutores. 

As abordagens educativas visam conscientizar os motoristas que escolheram Vigia como destino para passar o feriado de carnaval. Dentre os alertas passados pelos agentes de educação estão a importância da utilização dos dispositivos de segurança, tanto para passageiros adultos quanto para crianças, e os perigos da mistura álcool e direção. Já as abordagens de fiscalização, buscam reduzir os índices de acidentes e veículos circulando em condições irregulares.

Para o motorista Daniel Oliveira, a ação ajuda na segurança do trânsito no período do Carnaval. “É muito importante ter um trabalho não apenas de fiscalizar, mas também de conscientizar, principalmente nesse período que o fluxo de veículos é maior e que os motoristas costumam relaxar na atenção. Achamos que nunca vai acontecer com a gente, mas já sofri acidente por ter bebido e dirigido. Hoje sou muito mais consciente e não cometo esse erro. Mas não era nem para ter acontecido e acredito que essa ação alerta para isso”, avaliou.

Os agentes de fiscalização realizaram 11 testes com o etilômetro, tendo dois deles constatado infração por ingestão de álcool, além de terem feito a remoção de duas motocicletas, uma por estar com chassi adulterado e outra por falta de registro. Os condutores foram conduzidos para a delegacia para prestar esclarecimentos.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a penalidade para quem dirige embriagado é de R$ 2.934,70. Os condutores flagrados nessa condição também estarão sujeitos ao pagamento da multa caso se recusem a fazer o teste com o etilômetro (bafômetro). Outra penalidade prevista é a suspensão do direito de dirigir pelos próximos 12 meses. No caso de reincidência em menos de um ano, a multa será dobrada, chegando a R$ 5.869,40.

Será enquadrado por crime, o motorista que for flagrado conduzindo veículo com índice de álcool no sangue superior a 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue. A pena de detenção pode variar de seis meses a três anos, mais multa e suspensão da carteira de motorista ou proibição permanente de obter a habilitação.