Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Estado garante asfalto em ruas do bairro Tapanã, em Belém

Cerca de duas mil famílias serão beneficiadas com os serviços no bairro

Por Bruno Magno (SEOP)
25/01/2024 13h33

Moradores do bairro do Tapanã, em Belém, foram contemplados com serviços de pavimentação asfáltica e drenagem na manhã desta quinta-feira (25),  pelo Governo do Pará. Com recursos do programa “Asfalto Por Todo O Pará”, seis ruas do bairro vão receber obras de saneamento que vão beneficiar cerca de duas mil famílias.

“Começar o dia com essa energia de vocês, com essa energia da esperança de ver o sonho acontecendo, e isso aí não tem preço. Trabalhamos para ver ações concretas de mudança da vida das pessoas. Hoje, nós andamos na lama para conhecer a realidade, e sabemos o quanto é importante mudarmos a realidade dessas famílias, porque melhora a segurança, melhora a saúde, melhora a mobilidade. O asfalto é um sonho histórico de mais de 50 anos nesse trecho, e quero vir aqui, futuramente, na inauguração dessas ruas, andar de bicicleta e tomar café com essa comunidade", contou a vice-governadora, Hana Ghassan, que caminhou pela Rua Castelo Branco, uma das contempladas pelos serviços. 

Com investimento de mais de R$8,3 milhões, a obra prevê serviços como drenagem profunda, canalização, pavimentação asfáltica, sarjeta, meio-fio, calçada e sinalização nas vias, o que vai facilitar a mobilidade no bairro. Nesta etapa serão contempladas seis vias: Rua São José, Rua São Raimundo, Alameda Nazaré, Rua Vitória, Rua Santa Lúcia e Rua Castelo Branco. 

"Sempre foi péssima só buraco, mato e muito lixo, as pontes estão todas quebradas. Ontem eu quase caiu lá dentro do canal, se não fosse o meu esposo, eu tinha morrido afogado. É um absurdo!. O asfalto era um sonho da comunidade”, disse a dona de casa, Anielma Coelho, sobre a realidade em que os moradores vivem na rua Castelo Branco.

Quem também apontou as dificuldades de morar na via foi a dona de casa, Ana Maria Gomes, que reside há de 30 anos na rua Castelo Branco. Ela conta que já pensou em deixar o local devido aos problemas de mobilidade. “Desde quando eu vim pra cá, essa rua nunca foi ajeitada quando chove alaga e, com o asfalto, é a realização de um sonho. Já tava até pensando em vender minha casa porque nessa rua criança quando vai pro colégio não consegue, cadeirante é muito difícil”, desabafou.

Presente na assinatura da ordem de serviço, o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral, destacou os investimentos para o bairro do Tapanã.  “Já designamos 20 quilômetros de pavimentação asfáltica para essa área, então este projeto de seis ruas aqui do Tapanã, faz parte dessas vias que estão no nosso cronograma. Quando chegamos aqui fomos questionados se iríamos fazer a obra ou não, e o desafio foi lançado. Quero dizer que na semana que vem, estaremos aqui para acompanhar o início das obras e tomar um café com vocês”, ressaltou ele. 

Desde 2019, o programa "Asfalto Por Todo o Pará" garante infraestrutura e pavimentação de vias urbanas nos 144 municípios paraenses, com a melhora da mobilidade e acesso à comunidade. Ao todo, o programa conta com mais de 40 frentes de trabalho de pavimentação asfáltica que vai beneficiar a população paraense.  

A pavimentação asfáltica, junto com a drenagem e sinalização, desempenha um papel fundamental nas vias urbanas por vários motivos: a chegada do asfalto proporciona mais segurança para os veículos, pedestres e motociclistas. Isso contribui com a redução de acidentes de trânsito, e facilita o deslocamento das pessoas , de viaturas de policiais, e ambulâncias.


Texto: Lucas Rocha (Ascom Seop)