HRPM aprimora a assistência às gestantes que demandam cuidados especiais com novos protocolos
Referência na região com a oferta de média e alta complexidade para várias especialidades, inclusive em obstetrícia, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, vem garantindo o pré-natal às gestantes marajoaras que demandam cuidados especiais, devido possíveis riscos de complicações envolvendo a gravidez de usuárias que dependem do Serviço Único de Saúde (SUS).
Foto: DivulgaçãoEsse tipo de atendimento permite identificar doenças que já estavam presentes no organismo, porém, evoluindo de forma silenciosa. Em 2023, o HRPM, para aprimorar ainda mais a assistência à gestante, intensificou os cuidados no Pronto Atendimento (P.A) da unidade com a implementação da classificação de risco obstétrico, além da criação do protocolo de medicação de urgência obstétrica.
Rafaela Valente, gerente Assistencial do HRPM, explica que as gestantes realizam o seu acompanhamento com uma equipe multiprofissional composta por obstetras, equipe de enfermagem, nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social, fisioterapeuta e psicólogo. “Além de garantir o agendamento de exames laboratoriais e imagem, bem como os retornos semanais no último trimestre de gestação, seguindo os protocolos assistenciais, a equipe preocupa-se em garantir a agilidade nas avaliações e condutas, preparando nossas usuárias para o momento do parto”, pontuou a gestora.
Valente comenta, também, que além dos novos protocolos, a unidade possui o Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo (Gaame), responsável pelo desenvolvimento de várias atividades de educação em saúde às gestantes, como palestras, orientações sobre a amamentação e trabalho de parto. Ainda, acrescenta as projeções para a assistência às gestantes em 2024.
“O HRPM aplicará o que indica a lei estadual de n.º 9.877, de 20 de março de 2023, com a criação da sala de orientação para as puérperas e familiares sobre a prevenção de morte súbita. A criação desse espaço vai permitir acolhimento dessas mães e familiares, que receberão da equipe multiprofissional as orientações necessárias para que tirem suas dúvidas em situações que necessitem de primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho, asfixia, e prevenção de morte súbita do recém-nascido”, finalizou.
Aprovação - Lucidelma de Sousa Xavier, 37, foi uma das usuárias acompanhas pela equipe multiprofissional do HRPM e aprova o atendimento recebido. “Gostei muito dos profissionais do Regional do Marajó, pois me receberam muito bem, fui muito bem acolhida por todos. A estrutura do hospital também é completa, super acolhedora, não tenho o que reclamar. Com a chegada do meu bebê, me senti muito bem amparada, estou muito feliz. Só tenho agradecimentos a cada profissional que atua no HRPM. Estão todos de parabéns!”, enfatizou a dona de casa.
Dados - Referência em assistência obstétrica, em 2023, o HRPM favoreceu 488 partos.
O HRPM integra a rede de saúde do Governo do Pará, sendo administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade dispõe de assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes do sudoeste marajoara. A região compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS): Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.
Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó fica na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves.
Texto: Pedro Amorim