Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa participa de reunião sobre a Missão Gota 2024 no Pará

Por Roberta Vilanova (SESPA)
19/01/2024 16h42

Michelly Souza apresenta informações sobre o município de ChavesMichelly Souza apresenta informações sobre o município de ChavesFoto: DivulgaçãoA Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) participou, nos dias 17 e 18 de janeiro, na Base Aérea de Manaus, da reunião de planejamento e articulação da Missão Gota 2024, que deverá ocorrer nos meses de maio e junho no Pará. O objetivo é atualizar o esquema vacinal de crianças, adolescentes, adultos e idosos em áreas de difícil acesso na região amazônica.

A Missão Gota é realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Defesa, Comando da Aeronáutica, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. A proposta do Pará é que em 2024, seja desenvolvida nos municípios de Chaves, Oriximiná e Altamira.

Na reunião, a Sespa foi representada pela enfermeira e técnica da Coordenação Estadual de Imunizações, Michelly Souza. Também participaram da reunião representantes das Secretarias Estaduais de Saúde de outros estados da Amazônia.

Segundo Michelly Souza, no Pará, a Missão Gota vem contemplando a população quilombola e ribeirinha, prevenindo o adoecimento, hospitalização e óbito por várias doenças imunopreveníveis. “Nosso objetivo é continuar com esse foco no ano de 2024, priorizando essas populações”, comentou.

Michelly Souza em reunião com militares para confirmar coordenadas de localização das comunidades beneficiadasMichelly Souza em reunião com militares para confirmar coordenadas de localização das comunidades beneficiadasFoto: DivulgaçãoCritérios - Para a escolha das localidades em cada município, a Sespa considera os seguintes critérios: aceitação da Missão Gota por parte do município, a situação epidemiológica, ter áreas de difícil acesso com pouca oferta de vacina e ter local para pouso de helicóptero.

A facilidade de trafegar por helicóptero possibilita a equipe de vacinação chegar com as vacinas em condições adequadas em áreas, cujo acesso por outros meios enfrenta diferentes adversidades, tais como rios não navegáveis durante a maior parte do ano, cachoeiras que impedem o acesso de barco, ilhas fluviais e localidades longínquas das sedes dos municípios.

Reunião contou com a presença de representantes das Secretarias de Saúde dos estados da AmazôniaReunião contou com a presença de representantes das Secretarias de Saúde dos estados da AmazôniaFoto: DivulgaçãoResultados – Em 2023, a Missão Gota levou vacina a 21 localidades do munícipio de Chaves, beneficiando 2.213 pessoas com 5.021 doses aplicadas; e 16 localidades do município de Altamira, alcançando 621 pessoas com 1.449 doses aplicadas.