Sespa participa de reunião sobre a Missão Gota 2024 no Pará
Michelly Souza apresenta informações sobre o município de ChavesA Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) participou, nos dias 17 e 18 de janeiro, na Base Aérea de Manaus, da reunião de planejamento e articulação da Missão Gota 2024, que deverá ocorrer nos meses de maio e junho no Pará. O objetivo é atualizar o esquema vacinal de crianças, adolescentes, adultos e idosos em áreas de difícil acesso na região amazônica.
A Missão Gota é realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Defesa, Comando da Aeronáutica, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. A proposta do Pará é que em 2024, seja desenvolvida nos municípios de Chaves, Oriximiná e Altamira.
Na reunião, a Sespa foi representada pela enfermeira e técnica da Coordenação Estadual de Imunizações, Michelly Souza. Também participaram da reunião representantes das Secretarias Estaduais de Saúde de outros estados da Amazônia.
Segundo Michelly Souza, no Pará, a Missão Gota vem contemplando a população quilombola e ribeirinha, prevenindo o adoecimento, hospitalização e óbito por várias doenças imunopreveníveis. “Nosso objetivo é continuar com esse foco no ano de 2024, priorizando essas populações”, comentou.
Michelly Souza em reunião com militares para confirmar coordenadas de localização das comunidades beneficiadasCritérios - Para a escolha das localidades em cada município, a Sespa considera os seguintes critérios: aceitação da Missão Gota por parte do município, a situação epidemiológica, ter áreas de difícil acesso com pouca oferta de vacina e ter local para pouso de helicóptero.
A facilidade de trafegar por helicóptero possibilita a equipe de vacinação chegar com as vacinas em condições adequadas em áreas, cujo acesso por outros meios enfrenta diferentes adversidades, tais como rios não navegáveis durante a maior parte do ano, cachoeiras que impedem o acesso de barco, ilhas fluviais e localidades longínquas das sedes dos municípios.
Reunião contou com a presença de representantes das Secretarias de Saúde dos estados da AmazôniaResultados – Em 2023, a Missão Gota levou vacina a 21 localidades do munícipio de Chaves, beneficiando 2.213 pessoas com 5.021 doses aplicadas; e 16 localidades do município de Altamira, alcançando 621 pessoas com 1.449 doses aplicadas.