Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Grupamento Fluvial qualifica 30 agentes de segurança pública em pilotagem náutica

Participaram do curso policiais civis e militares, guardas municipais e servidores da Marinha do Brasil lotados nos municípios de Belém, Ananindeua, Muaná, Itaituba, Tucuruí, Curralinho e Vigia

Por André Macedo (SEGUP)
19/01/2024 15h34

Nesta sexta-feira (19), 30 agentes de segurança concluíram o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), oferecido pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) por meio do Grupamento Fluvial (GFlu), em parceria com a Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (Cpaor). Os agentes foram capacitados e estão aptos à condução de embarcações de até oito metros na navegação interior.

Participaram do curso policiais civis e militares, guardas municipais e servidores da Marinha do Brasil lotados nos municípios de Belém, Ananindeua, Muaná, Itaituba, Tucuruí, Curralinho e Vigia. A formação iniciou na última segunda-feira (15) e teve seu último dia destinado à aplicação da prova com questões objetivas e emissão de certificados para os aprovados. Esta é a primeira edição do curso em 2024 que tem previsão de até 6 turmas este ano.

O curso faz parte do aparelhamento que o Governo do Estado, através da Segup, vem realizando com a entrega de lanchas aos municípios, com objetivo de atender as ocorrências relacionadas aos crimes fluviais além de outras ocorrências. Para isso, os agentes são capacitados para conduzir as embarcações policiais.

Para o diretor do GFlu, delegado Arthur Braga, a formação é primordial às forças que atuam nos rios do Pará. "Através desse curso temos a capacidade de aumento de efetivo para operar embarcações, além de ofertar mais segurança para os servidores e passageiros durante as diligências. Com todas as forças reunidas também acontece a integração institucional nos rios, resultando em maior eficiência nas missões", destacou. 

A instrução das aulas foi feita pela Capitania dos Portos, com intermédio e organização do GFlu, que visa preparar os agentes para pilotarem as embarcações dos órgãos de segurança, distribuídas por todo o Pará. A qualificação é composta por três dias de aulas teóricas e dois dias de atividades práticas com servidores de vários municípios do Estado.