Secretaria de Estado das Mulheres reúne Câmara Técnica para alinhar ações sobre segurança
Participaram representantes de vários órgãos de segurança de quatro municípios da Regiao Metropolitana de Belém
A Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) promoveu a terceira reunião da Câmara Técnica Interinstitucional de Gestão das Políticas Públicas para as Mulheres, abordando o eixo da segurança. O encontro, na última terça-feira (16), reuniu representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Polícia Civil, Polícia Militar e guardas municipais de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides - municípios da Região Metropolitana.
A inspectora-geral Renata, da Guarda Municipal de Ananindeua, destacou a importância da construção coletiva e do papel das guardas municipais como uma força adicional na consolidação da rede de proteção às mulheres vítimas de violência.
O tenente-coronel da PM Celton, representando a Segup, ressaltou o trabalho em conjunto das instituições. Ele enfatizou a criação de protocolos e projetos, citando a colaboração entre a Patrulha Maria da Penha e o Pró-Mulher como exemplos de ação conjunta que mobiliza toda a rede de segurança pública.
A importância da integração entre diferentes órgãos para enfrentar a violência contra a mulher foi destacada também pela tenente-coronel Ilanise, da Polícia Militar, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar, envolvendo saúde, assistência social, sistema judicial e Ministério Público para obter efetividade na redução dos índices de violência.
Fortalecimento - Márcia Jorge, coordenadora de Enfrentamento à Violência de Gênero da Semu, explicou que a Câmara Técnica busca articular com as secretarias responsáveis pelas políticas públicas relacionadas às mulheres. Ela falou sobre o papel da Semu na coordenação desse trabalho e a importância de organizar ações, projetos e fluxos internos para fortalecer a rede de proteção.
A Câmara Técnica, composta por representantes de diversas instituições, é fundamental para o diálogo e a colaboração na promoção dos direitos das mulheres. O enfoque multidisciplinar permite a integração de esforços, enquanto a representatividade feminina assegura que as vozes das mulheres sejam ouvidas nas decisões e ações governamentais.
A próxima etapa será a sistematização do processo e a organização de propostas para o pacto de enfrentamento à violência contra a mulher, fortalecendo a implementação da política pública da mulher no Pará.