Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BAIXO AMAZONAS

Instituições debatem ações em três áreas de atuação

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/02/2018 00h00

O secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, Olavo das Neves, reuniu-se nesta quinta-feira (15), em Santarém, com representantes de instituições do sistema de segurança pública na região do Baixo Amazonas. O objetivo foi o de aproximar e informar aos representantes sobre a forma de atuação do Centro Regional, a partir de um novo modelo, baseado na governança compartilhada.

Com a presença do gerente regional do Centro de Perícia Científicas (CPC) Renato Chaves, José Elinaldo Silva; do gerente da Ciretran de Santarém, Wilmar Freire; do comandante de Policiamento Regional 1, Coronel Heldson Tomaso e do coordenador da área de Segurança Pública do Centro Regional, delegado Gilberto Aguiar, o secretário Olavo das Neves explica que nesse novo modelo de gestão é primordial que haja uma interação entre os órgãos.

"Nós já tivemos a nomeação do coordenador Gilberto Aguiar, que passa a ter uma responsabilidade de aglutinação das diversas forças, no sentido de buscar cooperação mútua. Dentro do processo da nossa secretaria buscaremos dar suporte aos diversos órgãos para que desenvolvam suas atividades com eficiência e amparados por uma boa retaguarda. Acompanharemos através do centro regional os processos mais sensíveis e que têm forte influência nos resultados deste ou daquele órgão", disse o secretário.

Produção

Também esteve nesta quinta-feira (15), no Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas, o diretor regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Lauriano Neto da Silva. Na ocasião, foi apresentado o quadro atual dos projetos desenvolvidos pela pasta em relação a piscicultura, agricultura familiar, ao agronegócio e outros setores das atividades produtivas.

De acordo com o titular do Centro de Governo do Baixo Amazonas, Olavo das Neves, foram apresentadas pela Sedap as ações em curso e as possibilidade de melhorias. "Nesse processo, o nosso coordenador de Desenvolvimento e Produção, Gustavo Hamoy, passa a ter a responsabilidade de aglutinar forças em torno de um processo de produção participativo e integrado, neste caso específico envolvendo a Emater, Adepará, Secretaria de Ciência e Tecnologia, bem como outros órgãos que possam contribuir com a melhoria dos resultados atualmente entregues", informou.

Entre as atividades apoiadas pela Sedap na região do Baixo Amazonas destacam-se o apoio ao cultivo de grãos, entre eles soja, milho e arroz, a expansão da pecuária bovina, a criação de peixes em cativeiro, o incentivo e incremento das atividades de produção familiar na cadeia de hortifruti, plantio da mandioca e distribuição de mudas em comunidades do interior.

Empreendedorismo

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas estão alinhados para criar um ambiente favorável ao empreendedorismo na região. O tema foi discutido durante reunião entre as duas instituições, também nesta quinta-feira.

Para o gerente regional do Sebrae, Michel Martins, é fundamental criar um ambiente ideal ao empreendedorismo. "A palavra chave é parceria. Hoje em dia sem parceria você não faz quase nada. Nós entendemos que com o fomento ao empreendedorismo, em especial o apoio às micro e pequenas empresas, é possível diminuir as disparidades, em especial o desemprego", observa o gerente regional do Sebrae.

Como município do Baixo Amazonas, Santarém concentra hoje aproximadamente 11 mil microempreendedores individuais. Os dados do Sebrae apontam para um crescimento e maior aporte de recursos e investimento em capacitação e qualificação neste segmento.

"Você pode pegar os dados do Caged [Cadastro Geral de Empregados e Desempregados] entre os empregos gerados e as demissões das médias e grandes empresas, você vai ver que a grande massa foi absorvida por micro e pequenas empresas. Então, além de estarem em um novo segmento, aquecendo a economia, ainda estão gerando empregos", argumenta Michel Martins.

Para Olavo das Neves, a parceria com o Sebrae é fundamental, porque é um importante instrumento de apoio à produção no estado do Pará, com forte impacto na economia nos mais diversos setores, tendo como consequência expressiva contribuição na geração de emprego e renda. "E aqui na região não é diferente. O Sebrae já manifestou o interesse de estar conosco nesse processo de gestão compartilhada integrado. Tenho absoluta convicção de que a entidade será um importante instrumento de conexão com os diversos municípios, setores, órgãos de produção e a sociedade civil organizada", analisou o secretário.

Da reunião também participaram o diretor técnico regional do Sebrae, Hugo Suenag; o gerente regional do Tapajós, José Antônio Lira e o coordenador de Desenvolvimento e Produção do Centro de Governo, Gustavo Hamoy.