Governo do Pará anuncia criação de novas Diretorias Regionais de Ensino no Marajó
As novas DREs vão contar com equipes multidisciplinares que atuarão para facilitar e garantir uma boa assistência à qualidade de ensino
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ampliou a descentralização da gestão escolar com a criação de três novas Diretorias Regionais de Ensino (DREs), que estão sediadas nos municípios de Cachoeira do Arari, Curralinho e Afuá, na região do Marajó. O anúncio da criação das novas DREs vai acontecer nesta quinta-feira (11), em meio a agenda de trabalho do governador Helder Barbalho na região. O objetivo do governo é, além de melhorar cada vez mais a qualidade da gestão da Seduc, ampliar a descentralização.
"É fundamental que nós possamos descentralizar o atendimento no Marajó, e com esta estratégia de aproximar cada vez mais a estrutura central da Seduc, para facilitar e garantir uma boa assistência à qualidade de ensino, estamos ampliando as regionais e criando na região uma grande estrutura para que possamos melhorar, cada vez mais, a educação desse povo querido do Marajó", disse o governador do Estado, Helder Barbalho.
Além das unidades escolares do próprio município, a nova DRE de Cachoeira do Arari vai gerir também as escolas das cidades de Soure, Salvaterra e Santa Cruz do Arari. Quanto a DRE Curralinho, esta passa a abranger tanto as escolas do município, como também as de São Sebastião da Boa Vista, Muaná, Ponta de Pedras, Limoeiro do Ajuru e Oeiras do Pará. A nova DRE de Afuá vai gerir as escolas desse município e também as da cidade de Chaves.
"Hoje lançamos, junto com o governador, três novas Diretorias Regionais de Ensino com objetivo de potencializar nossa atuação na região fundamental para o estado. É importante que tenhamos mais equipes para maior apoio ao Marajó, considerando os dados da educação no Arquipélago e especialmente as necessidades logísticas, de acompanhamento aproximado escola por escola. Agora com as novas DREs em Curralinho, Afuá e Cachoeira do Ariri nossas equipes, na ponta, contarão com mais esse reforço fundamental. Esse é mais um grande dia para a educação do Pará. Tenho certeza de que vamos conseguir fazer um trabalho ainda melhor na região", explicou Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.
Fortalecimento - No ano de 2023, a Seduc passou por uma reestruturação no órgão central e nas Diretorias Regionais de Ensino (DRE), que garantiu um quadro técnico mais robustos e especializado, que serão responsáveis por descentralizar a implementação dos programas e ações da Secretaria.
Assim como as diretorias já existentes, as três novas DREs vão contar com equipes multidisciplinares que terão: dirigente regional de ensino, técnicos de referência de tecnologia, psicólogos, assistentes sociais, secretários, engenheiros civil e elétricos, apoio administrativo, assessoria de gestão pedagógica, além de técnicos para as áreas de recursos humanos, serviços aos estudantes, recursos descentralizados, censo e matrícula, currículo avaliação e programas, formação, desporto e cultura escolar, entre outros.
Texto de Bianca Rodrigues em colaboração com Marcelo Júnior - Ascom/Seduc