Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

"Operação Campina" prende traficantes em Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/02/2018 00h00

Após dois meses de investigação e um trabalho intenso de inteligência, as forças de segurança estaduais prenderam na tarde desta sexta-feira, 16, durante a “Operação Campina”, desencadeada no bairro de mesmo nome, no centro de Belém, quatro mulheres acusadas de tráfico de drogas e apreenderam quase dois quilos de cocaína, maconha e crack, resultado do cumprimento de oito mandados de busca e apreensão. As mulheres presas são as irmãs gêmeas Thays e Tamyres Neves, Márcia Rayol e Sérgia de Almeida.

Além das quatro mulheres, já encaminhadas ao sistema penitenciário, outras 29 pessoas, entre homens e mulheres, muitos dos quais moradores de rua, foram detidos, alguns por porte ilegal de drogas e outros acusados de roubo e furtos naquela área. Todos foram encaminhados para averiguação no Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), no bairro do Telégrafo.

Integraram a operação policial, 62 agentes de segurança das Polícias Civil e Militar e da Guarda Municipal. As ações foram concentradas na Travessa Riachuelo, que ficou ocupada por veículos da Ronda Tática Metropolitana (Rotam). A PM isolou todo o trecho da Riachuelo entre as Avenidas Presidente Vargas e Padre Eutíquio, assim como Travessas como General Gurjão e Padre Prudêncio.

“Das mulheres presas, duas traficavam no apartamento de um hotel e as outras duas comercializavam em uma residência próxima. Alguns dos presos têm passagem pela polícia e os demais serão averiguados no sistema, pois tem denúncias contra os mesmos”, relatou o diretor do Denarc, Hennison Jacob Azevedo, que coordenou a Operação Campina, juntamente com o diretor da Polícia Especializada, delegado Cláudio Galeno.

“Estamos devolvendo este ambiente de tranquilidade para a sociedade, para os moradores e as pessoas de bem que precisam ir e vir”, disse o delegado Galeno durante as ações. A Travessa Riachuelo e adjacências se tornou área problemática do bairro Campina por conta do tráfico e consumo de drogas e também dos assaltos ocorridos ultimamente. Em janeiro deste ano, a Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac) registrou 135 roubos.

“Já realizamos trabalho rotineiro aqui na área, mas essa ação integrada da Polícia Civil com o Comando de Missões Especiais é importante, pois parte de um trabalho de inteligência com provas suficientes para manter essas pessoas presas. Estamos dando uma resposta ao problema e vamos procurar manter essa área tranquila”, destacou o comandante de Policiamento da Capital, coronel PM Luiz Carlos Rayol. Ele e o titular do CME, coronel Sandro Queiroz, estiveram à frente do trabalho dos 20 militares que atuaram na operação policial, que finalizou por volta das 17h.

Venezuelanos

Durante os cumprimentos dos mandados de prisão, em uma das residências, os policiais civis e militares se depararam com uma família de venezuelanos, inclusive crianças. Indagaram sobre a situação deles e os mesmos apresentaram um documento com pedido de asilo político. A Polícia Civil vai encaminhar um ofício à Polícia Federal, com cópia do documento apresentado pelos venezuelanos, a fim de que seja investigada a situação dos imigrantes. A suspeita é de que estejam abrigados no local alvo da Operação Campina.