Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'PRESENTE DE 2024'

Com mais de 4,6 mil partos em 2023, Hospital Abelardo Santos dá as boas-vindas a Lissy

Na maternidade do HRAS, referência em cuidados com a saúde feminina e infantil, nasceu a menina no primeiro dia do ano, de parto normal  

Por Governo do Pará (SECOM)
03/01/2024 16h36

Natalina e Lissy: mãe e filha acolhidas na unidade com procedimentos humanizadosO primeiro dia de 2024 marcou a vida de Natalina Rodrigues, 30 anos. Ela deu à luz a filha Lissy as 9h30, na maternidade do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém. A menina nasceu de parto normal e saudável, pesando 2,820 kg e medindo 49 centímetros.

“Eu estava esperando ela para o dia 7 de janeiro. Mas no dia 31 de dezembro comecei a sentir as primeiras dores, por volta de meia-noite, na comemoração de fim de ano na casa da minha cunhada. Às 5 h a bolsa estourou, e não consegui mais aguentar. Vim para o ‘Abelardo’. O atendimento foi muito bom. Logo me atenderam, e ela nasceu. Ela foi meu presente de 2024. Agora tenho um casal”, contou Natalina.

Referência em cuidados na saúde feminina e infantil, a unidade conta com suporte seguro e acolhedor para atender mulheres em trabalho de parto. Em 2023, foram 4.687 partos realizados, sendo 2.232 normais e 2.455 cesáreas.A gestante é estimulada com técnicas que procuram evitar o uso de medicamentos

Humanização - A coordenadora do complexo obstétrico do HRAS, Thalita Beltrão, destacou que a unidade dispõe de uma equipe qualificada para prestar assistência humanizada, além de manter cinco salas de pré-parto, parto e pós-parto (PPPs), sendo uma delas estruturada com banheira exclusiva para procedimentos humanizados.

A maternidade do HRAS oferece atendimento no regime porta-aberta 24 horas, recebendo diariamente mulheres de todo o Estado, sobretudo da Região Metropolitana de Belém.
“Contamos com uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, médicos, assistente social, psicóloga, fisioterapeuta e nutricionista. São profissionais capacitados para receber nossas pacientes de forma humanizada e com segurança no atendimento à mãe e ao bebê”, frisou.

A profissional ainda ressaltou que a sala de parto tem estrutura e tecnologia para garantir assistência de qualidade, dentro das políticas de humanização que priorizam a qualidade nos processos assistenciais, como métodos não farmacológicos para alívio da dor e presença de fisioterapeuta em sala de parto.

“Antes da alta segura, nossos bebês realizam os testes de triagem neonatal para, posteriormente, dar seguimento às consultas pediátricas de avaliação de crescimento e desenvolvimento”, acrescentou a coordenadora.

A diretora Assistencial Renata Oliveira reforçou a importância do serviço disponível para as usuárias. “Essas mulheres, especialmente no período de gravidez, em qualquer situação de urgência, emergência, dores, sangramentos e perda de líquido, podem se dirigir ao pronto atendimento, onde terão assistência. Temos uma equipe multidisciplinar desde a nossa porta de entrada. Com isso, queremos que a grávida tenha confiança e segurança. Vamos além de uma maternidade pública. Somos suporte durante os nove meses, e após o nascimento”, ressaltou.

Serviço: O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos é a segunda maior unidade pública do Governo do Pará. A instituição é administrada pelo Instituto Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e conta com um serviço de pediatria de urgência e emergência, além de leitos clínicos.

A unidade é referência no atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento nas 24 horas.

Texto: Ascom/HRAS