Obras de infraestrutura garantem mais qualidade de vida à população no distrito de Outeiro
Governo iniciará as obras da segunda ponte do Outeiro em janeiro de 2024
Moradora há 30 anos do distrito de Outeiro, Ana Maria Lima, 62 anos, pessoa em cadeira de rodas, conta que já não tinha mais esperanças que o bairro da Brasília fosse contemplado com obras de infraestrutura. Foi quando chegou o programa estadual "Asfalto por Todo o Pará". Mais de 18 km de serviços de drenagem, terraplenagem, pavimentação e sinalização foram realizados nas ruas de Outeiro, por meio do programa, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP).
“A gente ouve promessas há tantos anos que passamos a nem acreditar, mas dessa vezAna Maria Lima estamos realmente vendo as obras saírem do papel. Enquanto pessoa em cadeira de rodas era muito difícil me locomover pelas lagoas que formavam de lama na minha rua. A cadeira ia balançando e eu tinha medo dos perigos a que estava exposta. Após as obras, eu não tenho mais receio de sair de casa e isso representa mais dignidade pra mim e para a população”, celebra Ana Maria.
Com um investimento de cerca de R$ 18 milhões, oriundos do Tesouro Estadual, os trabalhos de drenagem e pavimentação em Outeiro se concentram nas ruas Alegre, Esperança, Santa Luzia, na travessa Guarujá - trecho 1 e 2 - e na avenida Jader Barbalho para garantir o desenvolvimento na infraestrutura e a mobilidade urbana para a população de Outeiro.
Cristovina ChavesCristovina Chaves, 50 anos, moradora há 32 anos de Outeiro, celebra as transformações na vida da população com as obras do ‘Asfalto por Todo o Pará’. “O programa trouxe mais dignidade e qualidade de vida pra gente. Não precisar sujar os pés com lama para sair de casa, poder trafegar ambulâncias e viaturas da polícia nas nossas ruas, não precisamos mais nos preocupar com as dificuldades de acesso das crianças até a escola. Sou muito grata ao governo do Estado. Saneamento é saúde e só temos a celebrar”, comemora.
Ponte – Em fevereiro de 2023, o Governo entregou a nova ponte de Outeiro, totalmente reconstruída, que representa mais uma das obras estaduais de infraestrutura no distrito. Mais de 100 mil pessoas que moram na Ilha de Caratateua e outros milhares de frequentadores das praias fluviais da região foram beneficiadas.
Nova ponte – Em janeiro de 2024, iniciarão as obras da segunda ponte do Outeiro, que interligará Icoaraci ao distrito, por meio da 7ª Rua (Icoaraci) à rua da Brasília (Outeiro). No dia 12 de janeiro, em celebração ao aniversário de Belém, será assinada a Ordem de Serviço (OS) para o início da construção.
Segundo Adler Silveira, titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), a segunda ponte do Outeiro representa um grande avanço para a mobilidade urbana entre os distritos do sistema binário, que garante agilidade no deslocamento. “É um investimento que fomenta a logística entre os dois distritos, incrementando a economia, o turismo, e garantindo o direito de ir e vir com segurança e agilidade, pois trata-se de uma ponte estaiada, moderna, com faixa exclusiva também para ciclistas e motocicletas e com um vão de navegação adequado aos parâmetros das atuais embarcações, evitando quaisquer tipos de acidente com a estrutura”, pontua.
A ponte terá 414 metros de comprimento, com duas pistas de rodagem para veículos e motocicletas, sendo o trecho central com estrutura estaiada de 234 metros, o que proporcionará dois vãos de navegação com 117 metros de largura cada um, a exemplo da primeira ponte reconstruída pelo Governo do Pará.