Polícia Civil reforça efetivo em mais de 30 municípios durante o feriado prolongado do Ano Novo
Dando continuidade a Operação Festas Seguras, a Polícia Civil do Pará aumentou o número do efetivo policial para reforçar a segurança em praias e balneários no feriado prolongado de Ano Novo. Os agentes iniciaram os trabalhos de reforço nesta sexta-feira (29).
Delegados, investigadores, escrivães, papiloscopistas, servidores do corpo administrativo e técnicos de informática atuarão nas unidades da Região Metropolitana de Belém (RMB) e do interior do Estado. A Operação “Festas Seguras” é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
Segundo o delegado-geral, Walter Resende, o reforço acontecerá até a noite da próxima segunda-feira, dia 01 de janeiro. "Nossas equipes da Polícia Civil estão atentas às fiscalizações e procedimentos nas unidades da capital, do interior e também trabalham de forma integrada nas barreiras da Operação Lei Seca. Com o trabalho em conjunto com os demais órgãos da Segurança Pública, estamos garantindo tranquilidade e segurança para quem procurar os balneários neste período”, disse.
Os servidores do reforço policial vão dar mais celeridade ao trabalho dos policiais já lotados e que estarão de serviço nas unidades dos municípios. Também fazem parte do reforço da PCPA os agentes da Diretoria de Polícia Administrativa (DPA) que fiscalizam alvarás de funcionamento de bares, restaurantes e locais onde ocorrem programação festiva. Equipes da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) vão apurar denúncias de poluição sonora, entre outros delitos. Por fim, equipes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) darão apoio às ações ostensivas e integradas.
O período do final de ano tem maior movimentação de pessoas e, para isso, a PCPA garante a atividade de polícia judiciária para dar o melhor atendimento a quem precisar.
“A maior incidência no fluxo de pessoas acontece nas cidades do interior do estado, principalmente no período do Ano Novo. Os servidores da Polícia Civil têm a missão de garantir a segurança da população, a rapidez no atendimento e responsabilizar as pessoas que infringirem a lei, em especial a quem misturar álcool e direção", ressaltou o Diretor de Polícia do Interior (DPI), delegado Hennison Jacob.
Já no primeiro dia de reforço policial, um homem foi autuado em flagrante por dirigir sob efeito de álcool. O procedimento flagrancial foi feito na Barreira do Detran localizada na estrada que dá acesso à Ilha de Mosqueiro.
“O procedimento de atuação acontece em conjunto com o Detran com relação à lei seca. Um cidadão foi autuado em flagrante delito do crime previsto no art. 306 do código de trânsito brasileiro. Ele estava conduzindo o veículo quando fora abordado por agentes do Detran e, ao realizar o teste etilômetro, foi atestada uma concentração etílica superior a permitida, sendo então este conduzido à presença da autoridade policial para condução dos procedimentos cabíveis. Ele foi liberado após o pagamento de fiança e responderá ao processo criminal em liberdade”, contou o delegado Kalel Almeida.