Terminal vai organizar setor portuário e beneficiar a população de Almeirim
O presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Alexandre Von, vistoriou na tarde desta quarta-feira (21), a obra do terminal hidroviário do município de Almeirim, na região oeste do estado. A nova estrutura portuária vai organizar o transporte de cargas e passageiros e contribuir para dinamizar a economia do município de 33.195 habitantes.
Além do presidente da CPH, participaram da vistoria a prefeita de Almeirim, Adriane Bentes, membros da equipe de governo, o prefeito de Prainha, Davi Xavier, e técnicos da Companhia. A obra, cuja Ordem de Serviço foi entregue em novembro de 2017 pelo governador Simão Jatene, está orçada em R$ 3.722.732,55, recurso oriundo da Caixa Econômica Federal, fruto de contrato de financiamento firmado com o Governo do Estado para a construção de outros seis terminais na região (Prainha, Faro, Terra Santa, Curuá, Santana do Tapará e Santarém).
Para a prefeita de Almeirim, Adriane Bentes, o município ganha muito com a obra, já que a cidade depende quase que exclusivamente do transporte fluvial para movimentar a economia.
De acordo com o presidente da CPH, Alexandre Von, o terminal de Almeirim e dos outros municípios atendem a todas as exigências da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e busca, sobretudo, oferecer comodidade e praticidade a quem utiliza o transporte fluvial.
"Nossa região espera há muito tempo por esses investimentos, que são obras estratégicas para o desenvolvimento dos municípios. O modal hidroviário é um componente importantíssimo no setor logístico para o desenvolvimento do Pará", lembrou. Nesta quinta (22) e sexta-feira (23), o presidente da CPH e sua comitiva vistoriam as obras dos terminais hidroviários dos municípios de Faro e Terra Santa.