Solidariedade e emoção marcam programação natalina no Hospital Galileu
Pacientes internados na unidade ficam felizes por ganharem presentes para os filhos
Ellyda Nunes da Silva, de 20 anos, ficou surpresa e feliz ao receber um presente especial para o seu filho de 5 anos. Ela está internada no Hospital Público Estadual Galileu, na Região Metropolitana de Belém, desde o dia 13 de dezembro, após ter sofrido um acidente de moto na Avenida Independência, em Ananindeua. Ellyda fraturou a perna direita quando perdeu o controle do transporte em uma curva e caiu.
"Hoje vou passar por uma cirurgia. Gostei muito da ação, meu filho ama de brinquedos e vai se divertir bastante com a bola que ganhou", comentou.
Internada há 10 dias na unidaded e saúde, a autônoma Raissa Silva, de 28 anos, prestigiou a iniciativa. Ela sofreu um acidente em Belém. O carro bateu na parte traseira da moto e com o impacto caiu e fraturou a perna direita.
"Já passei pelo primeiro procedimento para retirada dos ferros da minha perna. Estou me recuperando. Gostei muito da música, acalma e, ainda vou levar um presentinho para minha filha Rebeca, de 4 anos. Vai ganhar uma boneca", sorriu.
A coordenadora de humanização do HPEG, Anny Segovia, explicou que ação de Natal está incorporada ao projeto "O que importa para você" promovido pela unidade. O projeto acontece por meio da visita aos leitos das enfermarias para perguntar a cada paciente o que importa para ele.
"Quando abordei os usuários neste mês, muitos relataram que estariam longe do convívio familiar e distante de seus filhos. Como a maioria é autônoma e estão impossibilitados de trabalhar e gerar renda para comprar um presente para os filhos. Então, realizamos esse desejo e entregamos os brinquedos para eles. Estamos felizes em proporcionar um Natal mais feliz para as essas famílias", enfatizou.
Para o saxofonista voluntário, Geovany Moraes, utilizar o seu instrumento para embalar ações como essa traz satisfação e bem-estar para ele e os pacientes. "Como músico descobri que a música tem a capacidade de ir onde as nossas palavras não conseguem chegar. Ela é capaz de curar o emocional, levando esperança para quem está fragilizado", observou.
A diretora-executiva do HPEG, Liliam Gomes, reforça que a unidade investe em ações e projetos que proporcionem bem-estar e melhore a qualidade de vida dos pacientes. "Uma assistência de qualidade, segura e humanizada são práticas essenciais para quem está em tratamento. E, nesse período natalino, não poderíamos deixar de acolher os nossos usuários", pondera.
Serviço - O Hospital Galileu é administrado pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizado na avenida Mário Covas. A unidade dispõe de 104 leitos de internação.