Hospital Oncológico Infantil realiza sonhos expressos em cartas
'Um Sonho de Natal' atendeu aos pedidos dos usuários. Mais de 100 desejos se tornaram realidade com a ajuda de profissionais e voluntários.
Mais uma edição do Projeto “Um Sonho de Natal” foi realizada na tarde de quarta-feira (20), no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol), em Belém. A ação reuniu diretoria, funcionários e voluntários na aquisição e entrega de presentes pedidos pelos usuários. A tradicional adoção das cartinhas movimentou a instituição. Foram atendidos 106 pedidos. A entrega provocou sorrisos e emocionou os partcipantes.
Proporcionar alegria aos usuários por meio da entrega de presentes é a proposta de “Um Sonho de Natal”, que anualmente promove o clima natalino no ambiente hospitalar. “O Projeto nasceu para mantermos viva a magia do Natal, que renova a esperança e é muito significativa para todos. A ação fortalece esse sentimento nos corações dos nossos pacientes e das suas famílias, e os ajuda a esquecer, mesmo que momentaneamente, os impactos do tratamento oncológico”, disse a coordenadora de Humanização, pedagoga Natacha Cardoso.
Bem-estar - Para ela, as cartas são a “materialização da alegria trazida com o período natalino”, e geram expectativas nas crianças. “Nos esforçamos demais para atender a todos, pois sabemos que isso também contribui para o bem-estar e a melhora deles. É por isso que a equipe passa nos leitos e pede para que o paciente escreva a sua cartinha, porque o Papai Noel está chegando e vai trazer o seu presente tão desejado”, contou a profissional.
Neste ano, em menos de uma semana todas as cartas já haviam sido adotadas. “Graças a Deus a adesão foi muito boa, e até faltou carta para quem queria adotar. Monitoramos todos os pacientes, para que os presentes cheguem até eles e, independente daqueles que receberam alta ou que foram internados após o primeiro levantamento de pacientes, todos são contemplados com presentes”, destacou a coordenadora.
As cartinhas foram depositadas no “Correio Encantado”, uma caixa postal criada e decorada por funcionários da instituição. “Os pedidos ‘vão para o Polo Norte’, e colaboradores e voluntários assumem o compromisso de adotar uma cartinha e ajudar o Papai Noel a entregar cada pedido, do jeitinho que o remetente sonhou”, contou Joyce Wanzeler, integrante do Setor de Humanização, responsável por acionar voluntários e monitorar o andamento do projeto para que todos os presentes cheguem ao destinatário.
Aconchego - Os pacientes internados também receberam toucas confeccionadas pelo Grupo Mãos Que Ajudam. Os voluntários visitam periodicamente o Hospital. Desde 2017, ano em que o projeto foi criado, já entregaram mais 2.400 peças. “As toucas representam para as crianças aconchego, carinho e amor. O que nos motiva é ver a felicidade e esperança no rosto de cada criança”, disse Vera Siqueira, uma das coordenadoras do grupo.
Alunos da Classe Hospitalar Prof. Roberto França, do Hoiol, foram contemplados pela iniciativa e receberam seus presentes durante evento realizado no último dia 14, no Centro de Tratamento Oncológico (CTO). A entrega de presentes contou com a apresentação do animador Mário Euripedes, do mágico Nathan Corrêa e do Papai Noel, que parabenizou as crianças pelo desempenho escolar.
Serviço: Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o Hoiol é referência na região amazônica no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil, na faixa etária de 0 a 19 anos. A unidade é gerenciada pelo Instituto Diretrizes, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e atende pacientes oriundos dos 144 municípios paraenses e de estados vizinhos.
Texto: Ellyson Ramos - Ascom/Hoiol