CIIR encerra o ano com aprovação de ações sustentáveis junto a colaboradores
Comissão de Sustentabilidade, da unidade hospitalar, incentiva a coleta de resíduos recicláveis com a parceria de concessionária de energia
O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, por meio da Comissão de Sustentabilidade, em parceria com a E+ Reciclagem, programa sustentável da empresa Equatorial Energia, realiza o “Eco CIIR”. O projeto de caráter sustentável da unidade promove a conscientização ambiental com a prática do descarte correto de resíduos recicláveis, e, este ano, coletou 4.155 quilos de resíduos, o que gerou um saldo de R$ 1.422,85, valor revertido em descontos na conta de energia de quem aderiu ao projeto.
Segundo a coordenadora de Apoio do CIIR e presidente da Comissão de Sustentabilidade, Luciana Rocha, desde março de 2018, o projeto envolve os colaboradores da unidade, estimulando a entrega de seus resíduos que podem ser reciclados a partir do recolhimento, durante todo o ano.
Ela explica ainda que a dinâmica interna da unidade ao associar benefícios à natureza com descontos no valor da energia gerada, acontece com um sorteio entre os colaboradores que participaram de forma ativa no projeto, arrematando um desconto no valor em sua conta de energia.
Dessa forma, na edição 2023 do “Eco CIIR”, foram sorteados seis colaboradores, onde cada um receberá um desconto de R$ 237,14 em sua próxima conta de energia. “Essa é uma forma de estimular os colegas de trabalho a participarem do projeto, bem como promover uma forma de pensar mais sustentável. O Eco CIIR foi um dos primeiros projetos da Comissão de Sustentabilidade, logo após a inauguração do CIIR e, desde então, todos os anos obtivemos sucesso”, finalizou a gestora.
A colaboradora Yvonne Campos, 48, comenta que a ação “Eco CIIR” é positiva tanto para os colaboradores, quanto para a natureza. Acrescenta que é uma forma de educação ambiental, no que se refere a administração correta dos resíduos que são gerados.
“Antes desse projeto, eu não tinha preocupação com o lixo que produzia, descartava tudo no lixo comum. Mas agora, com toda a educação ambiental que foi transmitida aos colaboradores do CIIR, eu me conscientizei em relação a isso. Inclusive, até divulgo para amigos vizinhos”, explicou a auxiliar de Almoxarife.
Aprovação - Maria Cereane da Costa, de 43 anos, que acompanha seu filho com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em reabilitação no CIIR, elogia a iniciativa, pois incentiva as pessoas a terem mais consciência em relação ao descarte do lixo de forma correta, além disso, ajuda no processo de reciclagem, contribuindo com o meio ambiente.
“É uma iniciativa maravilhosa. O hábito que eu tinha era somente tirar os vidros, não misturar com o lixo comum. Mas o hábito de separar a garrafa PET, os vidros, os papelões, realmente eu adquiri no CIIR com esse projeto”, comentou a bacharel contábil.
Estrutura - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.