Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO FITOSSANITÁRIA

Adepará avança com ações continuadas de educação sanitária por todo o Pará

Gerência de Educação Sanitária, da Agência de Defesa promove atividades educativas para a preservação dos principais cultivos agrícolas

Por Rosa Cardoso (ADEPARÁ)
21/12/2023 11h14

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) prossegue com a realização de ações continuadas de educação fitossanitária para a prevenção de pragas que possam provocar impacto negativo na agricultura paraense. 

Em parceria com instituições de ensino superior, prefeituras, entidades de classe e empresas, a equipe da Gerência de Educação Sanitária, da Agência de Defesa, realiza atividades educativas abordando a atuação da Agência de Defesa no que se refere à preservação dos principais cultivos agrícolas.

O esclarecimento sobre a mosca da carambola, por exemplo, é importante para que a população conheça o trabalho desenvolvido pela Agência em todo o Pará. A ideia da Agência é também de incentivar os cidadãos a atuarem como agentes multiplicadores das boas práticas rurais, contribuindo com as ações de prevenção do Programa Nacional de Erradicação da Mosca da Carambola.

Esse trabalho é realizado e coordenado continuamente pela Gerência, explica a Fiscal Agropecuária Gabriela Cunha, engenheira agrônoma da Agência, que recentemente ministrou palestra para quase 50 alunos do curso de Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Pará (UFPA). Durante a palestra, a servidora falou sobre a missão da Agência de Defesa e detalhou aspectos relevantes para a prevenção desta praga, como origem e ciclo de vida, frutos hospedeiros, armadilhas utilizadas, legislação e como a sociedade pode contribuir na prevenção.

“A sociedade se torna mais parceira dos programas de sanidade vegetal da Agência quando tem conhecimento sobre as pragas, passando a enxergar a agência não só como agente fiscalizador, mas como uma instituição que garante a proteção das lavouras e a comercialização dos frutos. E, quando a sociedade compreende que ela pode contribuir, o trabalho fica mais fortalecido”, enfatizou a fiscal.

Ameaça à fruticultura - O inseto é uma das principais ameaças aos pomares de frutos do Brasil. No Pará, mais de 30 tipos de frutos podem ser hospedeiros para o inseto, por isso a população deve estar informada sobre as proibições de transportar frutos, evitar destruir as armadilhas que são colocadas em árvores e monitoram a presença do inseto, bem como sempre avisar o Serviço Oficial de Defesa Vegetal em caso de suspeita de ocorrência da praga no território paraense.

Em Oriximiná, na região de integração do Baixo Amazonas, onde houve intenso trabalho de erradicação da praga este ano, as equipes da Educação Fitossanitária da Adepará realizaram várias ações educativas em escolas públicas do município, alcançando estudantes de diversas faixas etárias com o objetivo de que eles compartilhem essas informações com seus familiares e possam contribuir para a proteção do território paraense contra pragas.