Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONHECIMENTO

Uepa divulga importância da fonoaudiologia no bem-estar da população

Evento em Belém reuniu alunos do curso e interessados no tema para mostrar a importância da atuação do fonoaudiólogo

Por Governo do Pará (SECOM)
20/12/2023 14h36

Apresentar a fonoaudiologia à sociedade, enfatizando a importância desse profissional para o bem-estar do paciente. Este foi o objetivo da Universidade do Estado do Pará (Uepa) com a ação “Você no Mundo da Fonoaudiologia”, que ocorreu nesta quarta-feira (20), no ginásio poliesportivo do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS/Campus II), em Belém. A programação foi alusiva ao Dia do Fonoaudiólogo (09 de Dezembro).

Aberto ao público, o evento, organizado pelo Centro Acadêmico de Fonoaudiologia e pela coordenação do Curso de Fonoaudiologia da Uepa, teve como tema “As Conquistas e Desafios do Fonoaudiólogo no Estado do Pará”, e abordou perspectivas e inovações na atuação profissional. Anteriormente, uma programação científica ocorreu no Hospital Ophir Loyola (HOL), nos dias 18 e 19 (segunda e terça-feira).

Pioneiro em universidade pública, o curso de Fonoaudiologia da Uepa promoveu a ação para difundir ainda mais a profissão. O curso é o primeiro em universidade pública da Amazônia. A atuação do fonoaudiólogo é ampla e diversificada, englobando variadas esferas ligadas à comunicação humana. A ação teve como finalidade divulgar as áreas de conhecimento e atuação da fonoaudiologia, por meio de práticas nas áreas da voz, fala, audição, linguagem oral, linguagem escrita e motricidade orofacial, nas quais as comissões de alunos exploraram todo o universo da fonoaudiologia. As atividades incluíram apresentações culturais, com coreografias organizadas pelo estúdio de dança Plié e apresentação de canto lírico, para destacar a harmonia entre a arte da dança e a expressão vocal melódica.

Qualidade de vida - Durante a exposição, seis comissões de universitários apresentaram as diversas áreas da fonoaudiologia, que podem contribuir para inserção social, qualidade de vida e autonomia. As intervenções ocorreram simultaneamente, proporcionando uma experiência prática das áreas por meio das vivências dos discentes. “Os alunos organizaram tudo com esforço e carinho. Dedicaram esforços notáveis, e estamos otimistas de que a experiência foi enriquecedora. Pretendemos que mais pessoas se sensibilizem e conheçam a atuação deste profissional, compreendam suas áreas de trabalho e reconheçam a importância crescente desse campo. Queremos destacar a versatilidade do fonoaudiólogo e enfatizar como ele pode contribuir para uma melhoria na qualidade de vida e no processo de envelhecimento saudável. Buscamos uma abordagem interativa, para mostrar que o papel desse profissional vai além do tratamento de doenças, permeando todas as etapas da vida, tanto de forma preventiva quanto interventiva”, explicou a aluna do curso Edna Costa Pinto, que entrou na Universidade por meio das políticas de inclusão das cotas sociais.

Para a coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Uepa, Luzianne Oliveira, o evento proporcionou divulgar a profissão pelas vivências práticas em algumas subáreas, elencando a importância de sua atuação na saúde e educação. “A busca pelo profissional fonoaudiólogo não se limita a situações de doença; é relevante em todas as fases da vida, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Toda a programação foi organizada para que a comunidade acadêmica, estudantes do ensino médio, docentes e discentes da Uepa e outras instituições, além da população em geral, pudessem conhecer e experimentar um pouco mais as atividades propostas pelos discentes do curso”, informou a coordenadora.

A estudante de cursinho Nicolle Andrade conferiu a programação. “Estou aguardando o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e pretendo estudar Fonoaudiologia na Uepa. Li a notícia e vim aqui nesta ação tentar saber mais a fundo sobre o curso. Amei tudo o que foi repassado. Os alunos conseguiram me explicar sobre as áreas da 'fono' com tanta desenvoltura e conhecimento, que me senti ainda mais fortalecida da escolha profissional que quero”, contou.

Acesso - O Curso de Fonoaudiologia funciona de forma regular, com duração de cinco anos, sendo dois anos de estágio supervisionado prático. A carga horária é de 3.860 horas, com atividades complementares de 200 horas, em um total para integralização de 4.060 horas.

A entrada ocorre anualmente, sempre no primeiro semestre, com 30 vagas. Em 2023, a concorrência do curso de Fonoaudiologia no Prosel (Processo Seletivo) da Uepa correspondeu à média de 33.16 por vaga, com 995 inscritos.

O curso gera profissionais capazes de realizar consulta fonoaudiológica, atuando na prevenção e prescrevendo, por meio da habilitação e reabilitação, aplicando meios terapêuticos adequados; registros das ocorrências em prontuários; manipulação de equipamentos de terapia em pacientes com indicação para tratamento em hospitais, clínicas, escolas regulares e inclusivas, ambulatórios, Unidades Básicas de Saúde, enfermarias, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Unidade de Referência Especializada (URES), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (ESF/Nasf), Centro Especializado em Reabilitação (CER) e Perícia Forense, além da participação em atividades científicas de pesquisa e extensão.

Texto: Diane Maués - Ascom/Uepa