Secretaria dos Povos Indígenas cria diálogos com prefeito de cidade francesa
Na última terça-feira (19), a titular da Secretaria dos Povos Indígenas do Estado do Pará (Sepi), Puyr Tembé, sediou uma reunião em Belém, com o prefeito de Saint-Ouen, na França, Karim Bouamrane. O encontro, fruto de uma agenda organizada pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), teve como objetivo estreitar laços e discutir parcerias entre as localidades visando atender às demandas dos povos indígenas em setores como educação, esporte, lazer e cultura.
Durante a reunião, foram abordadas diversas propostas para promover uma troca cultural entre as comunidades brasileira e francesa. Uma delas foi a sugestão de realizar um "Jogos Indígenas" demonstrativo na França durante as Olimpíadas de 2024. Vale ressaltar que Saint-Ouen será a casa dos atletas brasileiros durante o evento esportivo internacional, tornando a proposta ainda mais relevante.
Além das atividades esportivas, a reunião destacou a importância de valorizar a arte e cultura indígena. Karim Bouamrane buscou enfatizar a importância de um compromisso conjunto com a promoção da diversidade cultural.
“A parceria destaca um impacto positivo para as futuras gerações e para os povos indígenas. Visamos não apenas ao acolhimento, mas também uma verdadeira troca cultural entre nossas cidades. É uma parceria que transcende fronteiras, impulsionando a compreensão mútua e a partilha de experiências”, destaca o prefeito da cidade francesa.
Além disso, foi sugerida uma parceria para a formação de jovens comunicadores indígenas, preparando-os para cobrir a COP 30, que ocorre no Pará, em 2025. As atividades teriam como objetivo o ensinamento de temáticas sobre redes sociais, fotografia, produção de textos, e ações voltadas para o ensino de línguas estrangeiras, preparando os jovens indígenas para esse importante evento internacional.
Em relação às discussões, a secretária Puyr Tembé destacou a importância da participação indígena em uma escala global. “Os povos indígenas desempenham um papel fundamental não apenas na preservação de suas próprias tradições, mas também na defesa ativa do planeta. Ao pautar questões indígenas em âmbito internacional, temos a capacidade única de levar as nossas vozes e saberes para além das fronteiras, utilizando o esporte, a cultura e as danças como poderosas ferramentas de comunicação global”, afirma.
“Essa abordagem não só destaca a riqueza cultural dos povos indígenas, mas enfatiza a importância da preservação das florestas vivas, da sociobiodiversidade e da cultura como pilares essenciais para a sustentabilidade do nosso planeta. Ao capacitar os indígenas para serem agentes de mudança em nível global, estamos fortalecendo coletivamente os esforços para um futuro mais sustentável”, completou Puyr Tembé.
A reunião contou com a presença de autoridades brasileiras e francesas, incluindo o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, o secretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Jarbas Vasconcelos, o presidente do Conselho da Fundação Gol de Letra e ex-jogador de futebol, Raí Souza, a diretora da Fundação Gol de Letra na França, Anne Bach Lan, e a chefe de gabinete da prefeitura de Saint-Ouen, Morgane Garnier.
Este encontro representa um marco significativo na construção de parcerias internacionais, visando fortalecer as políticas públicas em prol dos povos indígenas no Estado do Pará, promovendo intercâmbios culturais e a inclusão dessas comunidades em eventos de relevância global.