HRBA incentiva a prevenção ao HIV/Aids e combate o preconceito com informação
Pacientes e acompanhantes receberam orientações sobre a doença e também sobre outras IST’s. Programação é alusiva à campanha Dezembro Vermelho.
Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste estadual, promove prevenção e disponibiliza informações sobre o HIV/Aids, em adesão à Campanha Dezembro Vermelho. A iniciativa tem boa aprovação de pacientes e acompanhantes.
“Hoje eu fui surpreendida por uma informação passada pela doutora. Sobre um paciente que faz o tratamento, toma a medicação direitinho, não transmite mais o HIV e pode levar uma vida dita normal. Que a doença fica indetectável. Também gostei quando ela explicou sobre as grávidas que precisam fazer o acompanhamento para também não transmitirem o vírus para os filhos. São informações muito importantes”, afirmou a assistente social Telma Santos.
Telma foi até o Hospital Regional do Baixo Amazonas, na terça-feira (19), para acompanhar a mãe, Maria Odeice Santos de Sousa, em uma consulta com o cardiologista. Enquanto as duas aguardavam serem chamadas, assistiram a uma palestra a respeito de HIV, Aids e as demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Atentas ao que foi repassado, mãe e filha aprovaram o momento. “Eu gosto de assistir essas palestras para tirar dúvidas, aproveitamos bastante”, contou a aposentada de 72 anos.
A equipe do ambulatório do HRBA preparou uma programação especial para os pacientes e acompanhantes que estiveram na unidade. A médica infectologista Olivia Berretta preparou algumas orientações a respeito do HIV/Aids e IST’s, como: os riscos das doenças; formas de transmissão; prevenção e tratamento; a importância dos testes; entre outros pontos sobre o tema.
O evento foi alusivo à campanha Dezembro Vermelho, mobilização nacional que chama a atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. Além das orientações, foram distribuídos preservativos e um material informativo aos presentes.
Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos dez anos, o Brasil registrou queda de 25,5% na mortalidade por Aids. Apesar da redução, cerca de 30 pessoas morreram por dia, por conta da doença no ano passado. Cerca de 92% das pessoas em tratamento no país já atingiram o estágio de estarem indetectáveis, ou seja, estado em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter a qualidade de vida sem manifestar os sintomas da Aids.
“A gente veio com palestras informativas, estimulando a prevenção e, principalmente, tentando reduzir o preconceito que envolve toda a história da doença. Hoje foi um momento para falar dessa doença infectocontagiosa que tem uma prevalência muito significativa em todo o país”, explicou a médica infectologista.
Sala de espera – A ação de acolhimento é chamada pela equipe do ambulatório de “sala de espera” e consiste em levar orientações e informações importantes para a saúde aos usuários que estão aguardando as consultas e outros procedimentos no setor. “O paciente está mais atento, buscando informações. É o momento ideal para que a gente possa abordá-lo e orientar sobre a prevenção de doenças”, destacou Olivia Berretta.
“Eu achei muito interessante. É um tempo que a gente fica ocioso, aguardando, e a gente ganha informação. Ter essa atualização é sempre importante”, completou Telma Santos.
“No HRBA, nossos profissionais pensam sempre no bem-estar dos nossos usuários. E a possibilidade de preencher esse tempo de espera com informações e orientações importantes torna melhor toda a experiência desses pacientes e acompanhantes aqui na unidade. O tema da prevenção ao HIV/Aids é fundamental, assim como o combate ao preconceito. É uma outra forma de contribuir de para a saúde e esclarecimento da população”, concluiu o diretor-geral do HRBA, Gean Francisco Cercal.
Serviço:
O Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de habitantes, residentes em 30 municípios da região, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.
A unidade, pertencente ao Governo do Pará, é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Avenida Sérgio Henn, nº 1.100, bairro Diamantino, em Santarém.
Texto da Ascom / HRBA