Hemopa avança em cobertura a pacientes e doadores no Pará
Ano de 2023 marcou a expansão da hemorrede do Estado
Foto: Paulo Cezar / Ag. ParáCom a entrega de seis novas agências transfusionais em hospitais regionais e municipais, mais uma nova unidade de coleta de sangue e a modernização de dois hemonúcleos, em 2023, a Fundação Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) mantém ao todo 11 unidades e 15 Agências Transfusionais (AT) destinadas ao atendimento de doadores e pacientes, que avaliaram positivamente a instituição, a partir do avanço da política de descentralização dos serviços do banco de sangue paraense em todas as regiões do Pará.
Foto: Paulo Cezar / Ag. ParáConforme pesquisa de satisfação aplicada pela Fundação ao longo deste ano, a taxa de aprovação de doadores quanto ao atendimento e estrutura foi de 99,46%. Na outra ponta, os pacientes também aprovaram, com taxa de satisfação de 97,84%. A pesquisa envolveu um universo de 885 usuários entrevistados.
Foto: Paulo Cezar / Ag. ParáNesse sentido, a ampliação do acesso a unidades de coleta, ao tratamento de doenças do sangue e à cobertura de distribuição transfusional no Estado direcionaram os trabalhos e os investimentos realizados, como destaca o presidente do Hemopa, Paulo Bezerra. “O nosso foco é levar o Hemopa para mais próximo da população paraense, este ano chegamos a seis municípios em locais diversos do Estado, contemplando aqueles que não têm como se deslocar para um hemocentro regional ou hemonúcleo e agora passarão a ter acesso através das agências transfusionais. Então, foi um ano de resultados muito positivos para nós, com benefício para todos”, destacou o gestor.
Foto: David Alves / Ag ParáAgências Transfusionais - Até o mês de dezembro deste ano, a implantação e a modernização das ATs do Hemopa chegaram aos municípios de Marituba (Região Metropolitana de Belém) Castanhal e Tomé-Açu (nordeste paraense), São Félix do Xingu, Tucumã (sudoeste do Pará) e mais recentemente, no dia 19 de dezembro, foi entregue a nova AT do município de Anajás, localizado no arquipélago do Marajó.
Além disso, o ano foi de entrega também das obras de ampliação dos hemonúcleos de Capanema e Altamira incluindo a modernização do espaço de coleta e de distribuição, a padronização da fachada, e novos equipamentos e mobiliários. Um investimento de mais de R$ 1,3 milhão em recursos aos dois prédios.
Foto: David Alves / Ag ParáColeta de sangue - Outro destaque deste ano foi a inauguração da Unidade de Coleta do Hemopa no shopping Metrópole, em Ananindeua, que representou um incremento de 25% na oferta para doações voluntárias. O investimento total destinado foi de R$ 1,2 milhão, que incluíram as obras, mobília e equipamentos, com espaço de arquitetura planejada para receber os doadores.
Diante dessa nova unidade, uma estatística para celebrar é o comparecimento de mais de 117 mil doadores voluntários às campanhas internas e externas realizadas pelo Hemopa, na capital e no interior do Estado, com cerca de 95 mil aptos a doar de sangue, até novembro deste ano.
Foto: Bruno Cecim / Ag.ParáTecnologia - Em 2023, ganhou destaque também a inovação nos testes sorológicos de amostras de sangue. O Hemopa é o quinto hemocentro, entre os 14 hemocentros testadores do Brasil, a fazer o teste molecular para detecção da malária, ampliando a segurança transfusional para os pacientes da rede hospitalar do estado. Trata-se de uma plataforma do Laboratório NAT (Teste do Ácido Nucleico), na qual integra um novo kit que inclui a testagem do alvo malária na triagem das bolsas de sangue. A tecnologia de testagem também atende demandas de outros municípios paraenses e do Estado do Amapá.
Foto: Marco Santos / Ag. ParáTransplantes - A Fundação Hemopa integrou também a equipe do primeiro Transplante de Medula Óssea (TMO) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Norte do Brasil realizado este ano por meio do Hospital Ophir Loyola (HOL). A equipe do hemocentro paraense é referência nos serviços de assistência médica hematológica, distribuição, armazenamento e processos que envolvem o manuseio da medula óssea para transplantes.
Foto: Marco Santos / Ag. ParáPBM - Um projeto de impacto importante e que trará avanços na assistência à saúde pública do Pará também esteve entre as principais iniciativas apresentadas em 2023. O Hemopa assume pioneirismo na adesão do ciclo do sangue do paciente com a técnica de gerenciamento do sangue do paciente ou Patient Blood Management (PBM), na sigla em inglês).
Foto: Marco Santos / Ag. ParáCom mais de cinco mil atendimentos a pacientes diagnosticados com algum tipo de anemia no Pará, anualmente, o Estado vem somando esforços para tratamentos especializados para casos como esses.
Os benefícios e resultados são expressivos e iniciam com uma abordagem multidisciplinar, envolvendo pacientes, autoridades de saúde, hospitais, profissionais de saúde, convênios de saúde, para garantir um tratamento completo aplicado em pacientes clínicos e cirúrgicos, mulheres em idade reprodutiva, recém-nascidos, crianças, adolescentes e idosos, promovendo segurança e qualidade dos tratamentos, incluindo os maternos, pré-natais, infantis e programas de suplementação nutricional.
Foto: Marco Santos / Ag. ParáConfira os critérios para a doação:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam estar acompanhados de responsável legal);
- Ter mais de 50 kg;
- Estar bem alimentado (não pode estar de jejum);
- Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;
- Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
- Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
- Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
Foto: Marcelo Seabra / Ag. ParáLOCAIS DE DOAÇÃO
Belém:
Shopping Pátio Belém. Travessa Padre Eutíquio, 1078. 1º Piso, Estação Cidadania. Segunda a sexta, das 10h às 16h30. Sede do Hemopa.
Travessa Padre Eutíquio, 2109. Segunda a sexta, das 7h30 às 18h. Sábado, das 7h30 às 17h.
Castanheira. Rodovia BR 316, Km 1, Pórtico Belém. Segunda a sexta, das 7h30 às 18h. Sábado, das 7h30 às 17h.
Contato: 0800 280 8118 ou 3110-6500
Foto: David Alves / Ag ParáAbaetetuba:
Avenida Santos Dumont, S/N. Segunda a sexta, das 7h às 12h30. Contato: 91 98568-3396
Altamira:
Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, s/n. Segunda a sexta, das 7h às 12h30. Contato: 93 98415-6282
Capanema:
Rod. BR-308, Km 0, s/n. Segunda a sexta, das 7h às 12h30. Contato: 91 98568-3339
Castanhal:
Tv Floriano Peixoto, Alameda Rita de Cássia, conjunto Maria Alice , B-2 e B-3. Segunda a sexta, das 7h às 13h. Contato: 91 3412-4400 e 3412-4404-
Marabá:
Rod. Transamazônica, Quadra 12, s/n. Segunda a sexta, das 7h às 13h. Contato: 94 3312-9150.
Redenção:
Avenida Santa Tereza, 345. Segunda a sexta, 7h30 às 12h30. Contato: 94 98414-3955
Santarém:
Av. Frei Vicente, 696. Segunda a sexta, das 7h30 às 13h. Contato: 93 33524-7550
Tucuruí:
Av Veridiano Cardoso, s/n.