CPH vistoria obras de terminais de quatro municípios do Pará
As obras dos terminais hidroviários de cargas e passageiros dos municípios de Prainha, Almeirim, Faro e Terra Santa, na região do Baixo Amazonas, prosseguem a todo vapor. As novas estruturas permitirão mais organização nas operações portuárias, além de dinamizarem as economias locais.
Em novembro do ano passado, o governador Simão Jatene assinou as Ordens de Serviço para início imediato das obras. Para a construção dos quatro terminais, o investimento é de R$ 15,6 milhões, recurso oriundo da Caixa Econômica Federal, por meio de contrato de financiamento firmado com o Governo do Estado do Pará.
De acordo com o presidente da Companhia de Portos e Hidrovias, Alexandre Von, que vistoriou as obras, na companhia de técnicos da CPH, do coordenador de Infraestrutura e Logística do Centro de Governo do Baixo Amazonas, Rodrigo Branco, e dos prefeitos dos municípios de Prainha (Davi Xavier), Almeirim (Adriane Bentes), Faro (Jardiane Viana) e Terra Santa (Doca Albuquerque), todos os terminais seguem normas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
"Os terminais que o Estado está construindo atendem a uma demanda histórica na nossa região, que depende quase que exclusivamente do modal hidroviário. Depois de prontos eles vão oferecer uma adequada prestação de serviços aos passageiros, além de contribuir com o desenvolvimento dos municípios", avalia o presidente da CPH.