Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MANGAL DAS GARÇAS

Manutenção garante segurança aos visitantes do parque

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/02/2018 00h00

O primeiro trimestre do ano em Belém é marcado por chuvas intensas e sol forte, características do inverno amazônico. Nessa época, a Organização Social Pará 2000, que administra o Parque Zoobotânico Mangal das Garças, garante a continuidade do trabalho de manutenção que o espaço requer.

Referência em educação ambiental, reprodução animal e ecoturismo, o Mangal completou 13 anos de funcionamento em 2018, aproximando paraenses e turistas da fauna e flora amazônicas. O parque, por ter em seu paisagismo trilhas de areia e grandes estruturas de madeira que ficam a céu aberto, recebe cuidados constantes. “Os extremos do clima da cidade agem diretamente nas estruturas de madeira do parque. Para garantir sempre a segurança de nossos visitantes e o bom funcionamento do equipamento turístico, realizamos nas segundas-feiras manutenções gerais no Mangal, como mutirão de limpeza, revisão elétrica e hidráulica, além de pequenos reparos”, explica a gerente operacional da Pará 2000, Vera Cascaes. 

A rampa de madeira que dá acesso ao restaurante Manjar das Garças passa por reforma gradativa, com a substituição do piso por outro com ranhuras antiderrapantes, assim como as estruturas de sustentação. “Fazemos ações preventivas para evitar ao máximo a interdição dos espaços. Ao detectar alguma peça com desgaste, já colocamos a troca no cronograma da manutenção”, ressalta a gerente.

O Mangal das Garças teve recuperados vários pontos importantes, como as Trilhas das Aningas, o trapiche e o elevador do Farol. Em breve, as obras chegarão aos recantos e ao Armazém do Tempo.

Mais arraias - O borboletário, que recebe manutenção diária, vai ganhar novos habitantes em um dos seus lagos. Ainda nesta semana, arraias doadas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) passam a integrar o espaço. O Núcleo Técnico também está sendo reformado, com espaço específico para necropsia, uma exigência da legislação ambiental.

A entrada no Mangal das Garças é gratuita. Para visitar os espaços monitorados - Farol de Belém, Viveiro das Aningas, Borboletário e o Museu Amazônico da Navegação - é necessário adquirir ingressos, no valor de R$ 5,00 por espaço, ou o passaporte, a R$ 15,00, que dá direito a visitar os quatro locais. O horário de funcionamento é das 09 às 18 h. A Pará 2000 promove ainda uma programação diária para estreitar o contato do visitante com a natureza:

09 h – Momento alimentação de peixes e tartarugas no Recanto da Curva

10 h e 16h – Momento soltura das borboletas no Borboletário

11 h, 15 h e 17h30 – Momento alimentação das garças no Recanto da Curva