Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Alunos da Usina da Paz Jurunas/Condor se destacam em festivais de dança

Por Paulo Garcia (SEINFRA)
06/12/2023 13h29

Premiação com o terceiro lugar em conjunto contemporâneo adulto no XV Festival de Dança de Tucuruí

As turmas de dança da Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém, encerraram o ano de 2023 com a conquista de diversos prêmios em festivais e campeonatos no Estado. Ao longo do ano, cerca de 300 jovens e adultos do bairro participaram das aulas de dança com esforço e dedicação, culminando na impressionante conquista de oito troféus em diversos festivais de dança.

Essa demonstração de talento e comprometimento destaca não apenas o sucesso artístico, mas também o impacto positivo da Usina da Paz na comunidade local. “A Usina da Paz Jurunas/Condor completou um ano e, ao longo deste ano, foram diversas as experiências com turmas e alunos. Pessoas que quando entraram aqui eram tímidas, retraídas, com medo de se expressar, sem autoestima. A Usina da Paz trouxe perspectiva para muitos jovens e seus pais, inclusive. Com o passar das aulas, eles percebem que podem se expressar, mostrar o que tem de melhor e, até mesmo, serem premiados por isso”, disse Marlison Souza, professor de dança da UsiPaz Jurunas/Condor.

Turma infantil de balé clássico em apresentação no Dança Pará Festival

Títulos - Ao participar do Neoarte em julho, os alunos conquistaram três troféus, se destacando nas categorias Conjunto Contemporâneo Adulto, Conjunto Jazz Juvenil e Solo Gospel. Em seguida, no XV Festival de Dança de Tucuruí, realizado em novembro, garantiram mais três prêmios, reconhecendo a excelência nas categorias Duo Contemporâneo, Conjunto Contemporâneo Adulto e Melhor Maquiagem.

Outro destaque também foi alcançado, em novembro, quando o complexo da Usina da Paz Jurunas/Condor foi consagrado como "Projeto Social Destaque", no prestigiado Dança Pará Festival, adicionando mais um feito notável ao seu currículo de sucesso, além da premiação de Solo em Danças Urbanas.

Ruan Cardoso 18 anos novas oportunidades através da Usina da Paz Jurunas Condor

Novas Perspectivas - Contar com o espaço da Usina da Paz foi fundamental para o estudante Ruan Cardoso, de 18 anos, aluno das turmas de dança contemporânea, balé clássico e jazz. O jovem foi aprovado neste ano no curso de técnico de Dança em Intérprete-Criador da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA).

“A Usina da Paz mudou a minha vida, eu sempre quis ser dançarino e estudar dança, mas eu não tinha oportunidade de ter aulas. Foi através da UsiPaz que pude vislumbrar essa realidade, para trabalhar com isso e ser um dançarino profissional”, expressou o jovem.

Os feitos também são celebrados pelos pais, como é o caso de Alessandra Nascimento, mãe de Nicole Santos, de 9 anos, que pôde acompanhar a filha em sua primeira experiência em uma competição de dança. “Tanto para ela, quanto para mim foi a realização de um sonho. Sempre quis que ela tivesse a oportunidade de ser bailarina, ter aulas de dança e participar de competições, então, viver tudo isso é mágico e só é possível graças ao empenho dos professores e ter em nosso bairro um espaço como a Usina da Paz”, evidenciou a mãe de Nicole. 

Nicole Santos 09 anos primeira experiência em um festival de dança copiarNicole Santos 09 anos primeira experiência em um festival de dança

Inclusão -  O secretário de Cidadania, Igor Normando, celebrou a conquista dos alunos da UsiPaz Jurunas/Condor e destacou como o acesso à cultura e a arte pode promover uma sociedade mais inclusiva e com oportunidades, principalmente para os jovens.

"Acreditamos firmemente na importância de garantir acesso a oportunidades significativas para todos os moradores. Ao promover iniciativas na área de cidadania, buscamos não apenas fortalecer os laços comunitários, mas também proporcionar um caminho inclusivo para que cada indivíduo possa participar ativamente na construção de uma sociedade mais justa. O acesso a oportunidades é a chave para empoderar os moradores, permitindo-lhes desenvolver seus potenciais, contribuir para o bem comum e construir um futuro coletivo mais próspero", informou Normando.

Serviços - A Usina da Paz Jurunas/Condor, assim como os outros complexos em funcionamento, promove aulas de dança para crianças, jovens e adultos nas modalidades balé clássico, dança contemporânea e jazz, além de ritmos e danças regionais. Os dias e horários das aulas podem ser consultados na recepção da UsiPaz.