Emater celebra Dia Nacional do Extensionista Rural com circuito de feiras da agricultura
As feiras se estenderão até a próxima sexta-feira (8) com edições em Belém, Ananindeua e Santa Bárbara na região metropolitana
Dos 62 anos de idade do técnico em agropecuária Fernando dos Reis, 11 são trabalhando na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). “É um sonho realizado", diz ele. Fernando é um dos 958 servidores da Emater homenageados nesta quarta-feira, 6 de dezembro, no Dia Nacional do Extensionista Rural e Dia Nacional da Extensão Rural.
Como parte da comemoração, uma versão especial da Feira da Agricultura Familiar e Artesanato foi realizada na manhã desta quarta-feira, nos corredores principais do escritório central do Órgão, em Marituba, região metropolitana de Belém.
"Sempre quis trabalhar no que trabalho. Eu elaborei este plano de vida e alcancei”, garante Fernando dos Reis, chefe do escritório local da Emater em Ulianópolis, na integração do Rio Capim. Antes de assumir em Ulianópolis, o profissional atuou em outros dois municípios da mesma região: Aurora do Pará e Nova Esperança do Piriá.
Nesta quarta-feira, histórias de dedicação à profissão se replicam nos escritórios regionais da Emater. No Regional das Ilhas, a feira de agricultura aproxima os principais agricultores familiares, de várias vertentes, aos consumidores que têm a oportunidade de obter produtos frescos e com preços mais acessíveis.
Em todo o Pará, por meio de 144 escritórios locais e um posto avançado, a Emater atende com regularidade mais de 70 mil famílias. Somente em 2022, foram mais de 150 mil atendimentos na assistência técnica e extensão rural.
Jornada
A médica-veterinária Onilce Ribeiro, primeira veterinária do quadro funcional da Emater e primeira veterinária a representar a Emater no sul do Pará, circulava pelas barracas da Feira da Agricultura para escolher para si própria um presente pelas datas comemorativas.
“Sinto muito orgulho da minha jornada na Emater e acho de suma importância que Feiras como esta aconteçam, porque mostram o panorama da Emater que inclui beneficiamento, comercialização, apoio às organizações sociais”, afirmou Onilce, enquanto selecionava biojoias.
Onilce Ribeiro é especialista em Extensão Rural, em Tecnologia de Alimentos e em Tecnologia de Pescados, lotada na Coordenadoria de Operações (Coper), em Marituba.
Na mesma feirinha na sede em Marituba, em um estande repleto de iguarias gastronômicas, como pães e bolos artesanais, a assistida Shirley Macedo, de 46 anos, moradora do bairro Novo Horizonte, no município, calcula que até 20% do seu faturamento vem da Feira da Emater.
“Para mim, é sempre um excelente canal de divulgação e lucro, porque me faz circular por toda a capital, Belém, e expandir minhas frentes de mercado”, analisa a empreendedora, que recebe apoio da Emater desde 2021.
Dezembro por si só é um mês festivo para a Emater, porque reúne a comemoração do aniversário institucional, 3 de dezembro, e os Dias Nacionais do Extensionista Rural e da Extensão Rural, 6 de dezembro.
No dia 1º de dezembro, uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Pará condecorou os 58 anos da Instituição. Na ocasião, de propositura do deputado estadual Josué Paiva, membro titular da Comissão de Pesca e Aquicultura da Alepa, homenageou servidores com placas honrosas.
O circuito celebrante de feiras iniciou, no sábado passado (2) e se estenderá até sexta-feira (8), com edições em Belém, Ananindeua e Santa Bárbara.
Desde a terça-feira (5) até esta quarta-feira (6), também, o diretor técnico da Emater, Rosival Possidônio, participa do seminário "75 anos de Ater Pública", em Belo Horizonte, Minas Gerais, com coordenação do Governo de Minas.
Parabéns
Nas palavras do presidente da Emater, Joniel Abreu, o reconhecimento da Extensão Rural e dos seus protagonistas, pela sociedade, é fundamental no sentido de desenvolvimento rural sustentável:. “O extensionista rural é um basilar agente de transformação social na busca de melhorias na vida das famílias que produzem os alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, proporcionando a segurança alimentar e nutricional, a conservação dos recursos naturais, a oferta de produtos de qualidade para a alimentação humana e animal”, parabeniza o gestor.
Texto de Aline Miranda / Ascom Emater