Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATIVIDADE EDUCACIONAL

Estudantes participam de feira científica na Escola Estadual Doutor Justo Chermont 

Por Bruno Magno (SEOP)
01/12/2023 17h06

Estudantes da Escola Estadual Justo Chermont, no bairro da Pedreira, em Belém, participaram, na quinta-feira (30) e sexta-feira (01), da I Feira Científico-Cultural da unidade, com a temática "Diversidade, cultura e meio ambiente", tendo como foco a COP 30, que será realizada em Belém. O evento teve o apoio de estudantes e bolsistas da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade da Amazônia (Unama). 

A programação começou na quinta-feira (30) para estudantes do ensino fundamental e nesta sexta-feira (01) para alunos do ensino médio. De forma prática, a feira é uma ação de culminância das atividades científicas e culturais desenvolvidas durante o ano letivo em sala de aula, sob coordenação dos professores da unidade. Durante o evento também foi discutida a educação ambiental, com vistas para a realização da COP 30, em 2025.

"Na Feira da Cultura que ocorreu em nossa escola, pude perceber a grande importância que ela tem em nossa vida como aluno. Através dela, podemos conhecer e expandir nosso conhecimento através de vários temas abordados, desde a cultura culinária, eletromagnetismo, como também as religiões. Um fato importante a mencionar é a diversidade que temos em nosso mundo, e pude notar isso na nossa Feira da Cultura. Foi uma grande importância ter tido hoje cada aluno conosco aprendendo mais e mais'', disse a estudante Jennifer Moraes, da segunda série do ensino médio. 

A I Feira Científico-Cultural da unidade teve apoio e organização de estudantes do curso de Física da UFPA, que é um Programa Institucional de Bolsas a Iniciação a Docência (PIBID) da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A iniciativa tem como objetivo incentivar a formação de professores para educação básica. Houve também a colaboração do Nastro/UFPA, Cicta/UFPA e da Unama.

"Esse ano o tema foi diversidade e cultura em meio ambiente, nós tivemos trabalhos fantásticos sobre a degradação do meio ambiente, a coleta de lixo, o descarte de lixo. Também tivemos trabalhos sobre drogas, sobre a consciência negra, tivemos projetos na área da energia solar, enfim, trabalhos de muitas áreas. Foi um processo importante porque ao mesmo tempo que eles pesquisam, também têm a oportunidade de visitar os outros estandes, aprendendo um pouco de tudo nesse ambiente de descontração e de socialização, onde eles trabalham em equipe. É um evento muito importante para o movimento da nossa escola, que os nossos alunos aproveitam demais o momento'', finalizou a diretora da unidade, Roberta Santana.