Batalhão de Polícia Turística garante maior tranquilidade e segurança aos visitantes no Pará
De janeiro a agosto de 2023, mais de 300 atendimentos específicos aos turistas foram realizados pelo BPTur
Apaixonada pelo Pará, a mineira Rosimare Alves aproveita cada oportunidade para retornar ao Estado. Esta é a terceira viagem da aposentada aos municípios paraenses e ela garante que, se depender dela, não será a última. Nesta quinta-feira (30), ela passeava no Complexo Feliz Lusitânia, um dos pontos de atuação do Batalhão de Polícia Turística (BPTur), da Polícia Militar do Pará (PMPA), em Belém.
“Eu me sinto bem acolhida e sou encantada pelos rios, natureza, culinária, história e cultura, também me sinto protegida nos passeios. A presença dos policiais me deixa segura enquanto turista, sobre não ter problemas de violência. Estou indo embora hoje, mas já quero voltar”, disse Rosimare.
Mais de 300 atendimentos específicos aos turistas foram realizados pelo BPTur, de janeiro a agosto de 2023. O Batalhão, que é vinculado ao Comando de Policiamento Especializado (CPE), tem como missão prevenir, reprimir ilícitos penais e preservar a ordem pública em pontos turísticos de Belém, além de ser multiplicador de conhecimentos para as Unidades Operacionais que atuam em polos turísticos. O Aeroporto Internacional, o Terminal Hidroviário, o Mercado Ver-o-Peso e o Complexo Feliz de Lusitânia são exemplos de pontos com policiamento em viaturas na capital.
“Para que uma cidade seja considerada uma localidade atraente ao turista, a segurança pública tem papel primordial. Por isso, o nosso Batalhão de Polícia Turística tem a missão de fazer com que o visitante se sinta bem acolhido e seguro. Somos mais de 60 policiais em constante qualificação para prestar o melhor serviço possível à sociedade. Nos últimos meses, fomos muito demandados com os eventos preparatórios para a COP 30 e estamos fortalecendo a nossa atuação”, pontua a capitã Cássia Sousa, comandante em exercício do BPTur.
Os policiais do BPTur participaram este ano do Curso de Policiamento Turístico, que já tem uma nova edição prevista para 2024. A capitã Cássia ressalta ainda que os militares participam de cursos contínuos de línguas estrangeiras. Essa é uma das estratégias de preparação do BPTur para a COP 30.
“Quanto mais qualificado é o policial, melhor é o serviço que nós prestamos. Nossa tropa tem sido capacitada a cada dia com os cursos operacionais da unidade. Eu sou um dos policiais com boa fluência em inglês e considero esse investimento em línguas estrangeiras muito importante, para que a gente atenda a demanda de turistas estrangeiros com mais qualificação e possa garantir todo o suporte que precisarem. O turismo internacional tem sido cada vez mais forte aqui, muito mais agora após o anúncio da COP 30 em Belém”, ressalta o cabo Davidson Tuloza, que atua no BPTur.
O curitibano Arthur Balmanto, que veio, pela primeira vez, conhecer o Pará, destaca a segurança como um ponto alto nos passeios que já fez. “A expectativa é grande para os próximos dias, eu estou gostando bastante da cidade, que é bem diferente do sul no quesito calor, mas está sendo muito legal. É muito bom também poder contar com a atuação da polícia, porque só a presença deles já inibe a possível atuação de criminosos e torna o ambiente muito mais seguro. Posso tirar uma foto e caminhar tranquilamente. O policiamento faz a diferença”, diz.
Serviço:
O Batalhão de Polícia Turística (BPTur) funciona no Complexo Histórico Tiradentes, na avenida Assis de Vasconcelos esquina com a rua Gaspar Viana, em Belém. Para mais informações: (91) 98408-7314.