Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BAZAR NATALINO

Usina da Paz Bengui lança exposição de artesanato com temas natalinos

Por Paulo Garcia (SETRAN)
30/11/2023 14h11

O Bazar Natalino da Usina da Paz Bengui segue até o dia 06 de dezembro.

O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), lançou nesta quinta-feira (30) o “Bazar Natalino”, em parceria com o Parque Shopping Belém. A exposição traz artigos natalinos produzidos por alunos que se qualificaram através de cursos da Usina da Paz Padre Bruno Sechi (Bengui).

"Esta exposição reflete não apenas o talento e a dedicação desses moradores, mas também a transformação de vidas através dos cursos oferecidos. Além de ensinar novas profissões, a Usina da Paz impulsiona o empreendedorismo local, proporcionando renda extra e abrindo portas para um futuro mais promissor. O 'Bazar Natalino' é uma expressão do potencial criativo da comunidade Bengui", pontuou o titular da Seac, Igor Normando.

São diversos adereços natalinos que vão de guirlandas, árvores de natal, toalhas de mesas e enfeites decorativos confeccionados durante os cursos de corte e costura, artesanato em juta, modelagem e impressão 3D, entre outros.

Transformação - Uma das expositoras é a artesã Lilian Ribeiro, aluna da UsiPaz há um ano,A artesã Lilian Ribeiro está participando pela segunda vez de uma exposição no shopping está participando pela segunda vez de uma exposição no shopping. “Comecei a fazer o curso de corte e costura desde o ano passado, foi uma grande oportunidade, estou super agradecida por participar desse evento, é a segunda vez que eu participo. Estamos super felizes porque isso aqui está abrindo portas, antigamente a gente só vivia dentro de casa e depois que a gente começou a frequentar a Usina da Paz nossa vida mudou”, explicou Lilian.

A artesã Maria Josidia ficou animada ao receber o convite para expor seus trabalhosA artesã Maria Josidia está participando pela primeira vez de uma exposição e ficou animada após receber o convite. “A gente ficou muito feliz em participar dessa exposição aqui no shopping, coisas que a gente nunca pensava em participar. Então é surpreendente esse estímulo que a gente ganha para trabalhar, minha família ficou admirada, agora já criei redes sociais e estou muito empolgada com essa nova ocupação. O curso que eu fiz me ajudou muito, a Usina da Paz me levou para um outro padrão”, contou a artesã.

Oportunidade - Além de aprenderem uma nova profissão, muitos alunos já saem dos cursos montando seus próprios negócios e garantindo renda extra. Todos os cursos das Usinas da Paz são ofertados de forma gratuita.

A costureira Edna Reis iniciou um negócio de vendas de peças íntimas femininas. Ela já foiA costureira Edna Reis iniciou um negócio de vendas de peças íntimas femininas após fazer cursos na Usina da Paz aluna da Usina da Paz, agora é instrutora no próprio complexo e repassa o que aprendeu. “Esse espaço traz muita oportunidade, principalmente, para nós mulheres empreendedoras ganharem um dinheiro extra. Agora montei o meu negócio, eu participo dessas feiras e exposições, coloco os produtos nas redes sociais e também ensino a outras mulheres o que eu aprendi. Eu estou trabalhando em casa mesmo, faço por encomenda, sob medida, e estou aumentando a minha clientela. Já está ajudando muito, pago energia, alimentação, outros afazeres”, ponderou. 

Serviço - O Bazar Natalino da UsiPaz Bengui iniciou nesta quinta-feira (30) e segue até o dia 06 de dezembro, no Parque Shopping Belém (Rod. Augusto Montenegro, 4300 - Parque Verde, Belém), em frente ao cinema da praça de alimentação, das 10h às 22h, já nos domingos e feriados das 12 às 22h.