Promotoria Agrária de Marabá realiza visita técnica em comunidades do Lago de Tucuruí
A incursão foi para conhecer de perto a realidade da região e identificar as potencialidades produtivas
O Mosaico de Unidades de Conservação do Lago de Tucuruí recebeu nesta terça-feira (28), a visita da promotora da Vara Agrária de Marabá, Alexssandra Muniz Mardegan. A incursão, organizada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) contou com a presença de representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e do segmento de turismo da região.
Na ocasião, os visitantes conheceram diversas comunidades, como João Canuto, Brasil Verde, Santa Rosa, Tauiry, a Escola Municipal Santo Antônio, a propriedade de piscicultura Vera Cruz, e o Projeto Quelônios e as quebradeiras de coco babaçu. O objetivo da visita foi para conhecer de perto a realidade do Lago de Tucuruí, identificar as potencialidades produtivas da região e buscar soluções para suavisar as situações de conflitos existentes.
A visita proporcionou uma importante troca de informações entre a Gerência da Região Administrativa do Mosaico Lago de Tucuruí (GRTUC), e os representantes da Vara Agrária, da CPT, do segmento de turismo e das comunidades locais. A interação foi uma forma de compreender as particularidades da região e também de buscar alternativas que conciliem o desenvolvimento sustentável com a preservação do meio ambiente.
Nas comunidades, a equipe pode dialogar com os moradores e ouvir as demandas e preocupações dos moradores. Além disso, com a visitação foi possível identificar as potencialidades produtivas da região. "O Lago de Tucuruí possui uma rica biodiversidade e recursos naturais que podem ser explorados de forma sustentável, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região. A piscicultura, por exemplo, é uma atividade com grande potencial de crescimento e geração de empregos, desde que seja realizada de forma responsável e em conformidade com as normas ambientais", afirmou a titular da GRTUC, Keylah Borges.
Diálogo - Outro ponto importante abordado em meio a visita foi a suavisação dos conflitos existentes na região que, em decorrência da presença da Vara Agrária e da Comissão Pastoral da Terra, mostra o compromisso na busca por soluções para tratar os conflitos fundiários e ambientais que ocorrem na região.
"Por tudo isso, a visita técnica foi de extrema importância para o entendimento da realidade local e para a busca de soluções que promovam o desenvolvimento sustentável da região. A participação dos representantes da Vara Agrária, da CPT e do segmento de turismo evidencia o compromisso de diversas instâncias em trabalhar em conjunto para o bem-estar das comunidades e a preservação do meio ambiente", concluiu a gerente.