Ideflor-Bio expõe em Brasília gestão sustentável na Amazônia paraense
O seminário reuniu líderes, especialistas e ativistas para discutir a preservação da maior floresta tropical do mundo
O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) participou do seminário “Legado Amazônico: Tecendo Redes na Gestão de Áreas Protegidas”, realizado em Brasília (DF). O evento, promovido pelo Projeto Lira/IPÊ – Legado Integrado da Região Amazônica, celebrou os cinco anos dedicados à conservação da Amazônia e reuniu líderes, especialistas e ativistas para discutir o destino da maior floresta tropical do mundo.
O diretor de Gestão e Monitoramento das Unidades de Conservação, Clésio Santana, representante do órgão ambiental do Governo do Pará, destacou o compromisso do Estado com a preservação e gestão sustentável das áreas protegidas da Amazônia.Experiências e boas práticas do Ideflor-Bio foram compartilhadas no evento
Clésio Santana compartilhou experiências e boas práticas do Ideflor-Bio na gestão das Unidades de Conservação (UCs). Ele enfatizou a importância da participação ativa das comunidades locais, organizações não governamentais e governos estaduais na busca por soluções integradas para a preservação do bioma.
O Ideflor-Bio é responsável pela gestão de 28 UCs no Pará, aproximadamente 21 milhões de hectares, área equivalente ao território do Estado do Paraná. Essas áreas protegidas desempenham um papel vital na preservação da biodiversidade amazônica, além de promoverem o desenvolvimento sustentável da região.
Durante sua participação, Clésio Santana ressaltou os desafios enfrentados na gestão dessas áreas, como o desmatamento ilegal e a invasão de terras. Mas também destacou os avanços alcançados pelo Instituto, como o fortalecimento das parcerias com as comunidades locais, a elaboração de planos de manejo e a implementação de programas de educação ambiental.
“O seminário ‘Legado Amazônico: Tecendo Redes na Gestão de Áreas Protegidas’ proporcionou um espaço de diálogo e troca de experiências entre os participantes, com foco na conservação da Amazônia e na busca por soluções inovadoras. A nossa participação reforça o compromisso do Pará em proteger e preservar essa riqueza natural inestimável, garantindo um futuro sustentável para as presentes e futuras gerações”, afirmou Clésio Santana.
Durante três dias, o evento reuniu 400 convidados, representando diferentes setores comprometidos com a conservação da Amazônia. Foram compartilhados aprendizados, além de articulações para atividades em curso e discussões sobre os desafios do presente, sempre com um olhar voltado para um futuro diverso em termos biossocioculturais para a região.