Adepará promove ações de educação sanitária e reforça defesa agropecuária
Entre as ações, há palestras e rodas de conversa em escolas e iniciativas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Estado do Pará (Adepará) está promovendo este mês uma série de atividades de educação sanitária em diversas regiões de integração com o objetivo de sensibilizar a população sobre as doenças e pragas que podem provocar prejuízos para o setor agropecuário.
Em Moju, na região de integração do Tocantins, os fiscais agropecuários que atuam na Gerência de Educação Sanitária da Agência realizaram palestras e rodas de conversa em escolas da rede municipal de ensino e no curso de agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). As palestras foram ministradas pela fiscal agropecuária Adriane da Luz com apoio da servidora Ana Elisa Monteiro.
A médica veterinária orientou os estudantes sobre a Influenza Aviária, uma doença de notificação obrigatória que pode infectar aves domésticas e silvestres.
“O Brasil está em alerta sanitário para a gripe aviária e apesar do Pará não ter registro de casos, a Agência de Defesa intensificou as ações educativas voltadas para a sanidade avícola com o intuito de divulgar o trabalho de vigilância realizado pela ADEPARA em todo o território paraense e a importância dessas ações para a saúde animal, para a saúde pública e para a economia do estado”, frisou a fiscal Adriane da Luz.
Além de Moju, a Agência de Defesa também levou as ações educativas para outros quatro municípios da região de integração do rio Guamá: Acará, São Caetano de Odivelas, Vigia e Terra Alta, alcançando um público de mais de 300 pessoas entre alunos de escolas públicas, estudantes de cursos tecnológicos e servidores públicos municipais.
No município de Juruti, na região de integração do Tapajós, mais de 600 estudantes participaram das ações educativas voltadas para a prevenção do cancro cítrico, uma praga ocasionada por uma bactéria que impõe restrições no comércio e no trânsito de frutos.
As atividades educativas foram realizadas por profissionais que atuam na defesa vegetal da Agência em três escolas, uma da rede municipal de ensino e duas da rede estadual.
Na Escola Estadual de Ensino Médio Emanuel Salgado Vieira as atividades ocorreram pela manhã e tiveram a participação de 400 alunos. Durante as ações, auditórios e quadras esportivas das escolas ficaram lotadas de estudantes.
Nas atividades, os técnicos da Agência de Defesa ministraram palestras e mostraram como a atuação da Agência contribui para a prevenção e o controle de doenças e pragas, garantindo o fortalecimento das atividades agropecuárias em todo o território paraense, com alimentos seguros e saudáveis para a população.
De acordo com a gerente regional da Adepará, em Juruti, Perla Guedes, as ações vão continuar durante a próxima semana. “Nós estamos intensificando as ações para que os alunos possam ser nossos multiplicadores dessas informações e junto com suas famílias possam nos ajudar a prevenir as pragas nas lavouras”, ressaltou.