Estudantes de Monte Alegre expõem trabalho em evento de ciência e tecnologia
Estudantes da Escola Estadual Prefeito Carim Melém, no município de Monte Alegre, na região do Baixo Amazonas, participam da da XIV Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto Açaí (MCTIA), que segue até esta quinta-feira (23) no Shopping Metrópole, em Ananindeua, na Grande Belém. O evento conta com exposições de projetos de robótica de estudantes de várias partes do Brasil e de sete municípios paraenses. Mais de 300 alunos finalistas - da educação infantil ao ensino superior - participam do evento que tem 150 projetos finalistas de 18 estados brasileiros.
Os estudantes do ensino médio Hellen Juçara Souza, Hugo Miguel de Carvalho e José Afonso Rodrigues defendem o projeto ''Ecomagno: um gerador de energia sustentável através do eletromagnetismo'', com orientação do professor Paulo Renato Carvalho de Melo, que os ajudou no desenvolvimento da ideia na unidade escolar. ''A minha expectativa para participar da mostra é, de certa forma, ganhar novas experiências, para nos próximos anos eu estar preparado e participar de mais feiras. E é isso. E a premiação final eu queria muito conseguir o primeiro lugar porque acho que o nosso projeto tem muito potencial para isso'', disse Hugo Miguel, que cursa o segundo ano do ensino médio na unidade.
''A minha expectativa para a MCT é de levar para a minha cidade tudo que eu conseguir aprender com as interações e avaliações que tivemos aqui na feira, e com isso fazer com que mais pessoas, além dos meus colegas, possam se interessar pela ciência. E a minha expectativa para a premiação final é de que o nosso projeto possa ganhar o primeiro lugar, porque acredito que, assim como eu, temos um grau de potencial para isso'', completou a estudante Hellen Juçara.
A expectativa é a mesma para o terceiro integrante da equipe, o estudante José Afonso Rodrigues, que está em Belém pela primeira vez. ''A minha expectativa é evoluir minhas ideias e aprimorar o meu projeto. Minha expectativa para a premiação é que eu possa começar a comercializar o ecomagno, transformá-lo em uma startup'', ressaltou ele.
Ao todo, 50 estudantes do Estado dos municípios de Abaetetuba, Ananindeua, Belém, Moju, Monte Alegre, Santarém e Tucuruí participam do evento, que tem como objetivo proporcionar a iniciação científica e o empreendedorismo, atraindo crianças, jovens, adultos e idosos. Os 150 projetos finalistas serão avaliados por um júri especializado, que vai definir o primeiro, segundo e terceiro lugares na sexta-feira (24).
Serviço: A XIV Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto Açaí (MCTIA) é realiza até esta quinta-feira (23), de 14h às 20h, no piso L3 do Shopping Metrópole Ananindeua (BR-316, Km 04), com entrada franca.