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EDUCAÇÃO BÁSICA

Seduc discute com os educadores a Base Nacional Comum Curricular

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/03/2018 00h00

Técnicos e gestores de Unidades Seduc na Escola (USEs) e Unidades Regionais de Educação (UREs), além de diretores e professores de escolas de todo o Pará, participaram na manhã desta terça-feira (06), no auditório da Escola Estadual de Educação Tecnológica Anísio Teixeira, em Belém, do dia nacional de mobilização em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação infantil e do ensino fundamental.

A data, marcada como o “Dia D de Discussão da BNCC” - documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da educação básica têm o direito de aprender -, foi instituída pelo Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e secretarias estaduais e municipais de Educação, para debater a estrutura e as competências do texto, homologado pelo MEC em dezembro do ano passado.

Para a diretora de Ensino Infantil e Fundamental da Seduc, Marizete Martins, o “Dia D” representa apenas o início de uma mobilização que deverá reverberar o ano inteiro nas escolas estaduais e dos municípios, para que em 2019 as redes de ensino de ensino público do Estado e dos municípios possam contar com currículos escolares adaptados às novas exigências da BNCC.

“A partir de hoje, todas as nossas escolas deverão desenvolver eventos e momentos semelhantes a esse, para que possamos, no ano que vem, implementar efetivamente a BNCC. Para isso, a Seduc estará à disposição das escolas, para ajudar no que for necessário”, informou Marizete Martins.

Referência - Para a secretária adjunta de Planejamento e Gestão da Seduc, Mariléa Sanches - que representou a titular da Secretaria, Ana Claudia Serruya Hage, no evento -, a BNCC é uma referência para a construção dos conhecimentos essenciais dos alunos da educação básica. “A Base dá os rumos da educação e os currículos representam os caminhos para se chegar a esse lugar. Este evento é apenas o início de um processo de mobilização que será feito ao longo de todo o ano, para que em 2019 as redes de ensino do País estejam preparadas para implantar a BNCC, e com isso consigamos melhorar ainda mais a qualidade do ensino no Brasil”, frisou.

O trabalho de mobilização e discussão em torno da BNCC já vem ocorrendo nos municípios, e a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com as secretarias municipais contribuiu para intensificar esse processo, destacou a presidente da Undime no Pará e secretária municipal de Educação de Marituba, Kátia Santos. “Nós queremos que esta Base, no Estado, tenha um rosto amazônico, que leve em conta a nossa diversidade e as nossas peculiaridades, que os profissionais possam estar, ao mesmo tempo, dando e colhendo informações, que possamos fazer disso, de fato, uma construção coletiva”, acrescentou.

Histórico - Durante o evento, que durou toda a manhã, os profissionais de Educação assistiram a palestras sobre a BNCC, desde sua elaboração. A equipe da Seduc responsável pela implementação da Base no Pará apresentou aos participantes todo o histórico e a estrutura da BNCC. Segundo o professor Walter Gomes, membro da equipe e um dos palestrantes, a Base Nacional aponta as aprendizagens necessárias para a formação nos níveis de educação infantil e fundamental. “Um dos objetivos da BNCC é garantir aos nossos alunos essa formação na dimensão integral, na perspectiva de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva”, afirmou.

Carlos Miranda, coordenador do Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica do Pará (Cefor), da Seduc, explicou que o Estado do Pará já está trabalhando na formação dos professores para essa nova realidade. “Nós, da Secretaria, já vínhamos trabalhando na formação dos professores com relação à BNCC, desde que ela começou a ser construída. Agora, estamos trabalhando na consolidação do nosso currículo. A partir disso, vamos fazer um plano de formação para os professores e para os municípios, a fim de que eles também possam construir seus próprios currículos”, disse o coordenador.

A educadora Maria Auxiliadora Alves, que hoje dirige a Escola Estadual Alcides Carneiro, com 926 alunos, no ensino fundamental e médio, no Bairro do Coqueiro, em Belém, participou do evento, transmitido em tempo real pela internet para municípios do interior. Ela acredita que os profissionais da Educação precisam se atualizar constantemente para acompanhar as mudanças na educação. “Hoje, os nossos alunos estudam com a tecnologia nas mãos, e as diretrizes, os currículos, precisam se adaptar a essas novas realidades. É isso que a BNCC propõe, pelo que pudemos perceber, e nós, educadores, precisamos estar atentos a esses processos”, concluiu.