Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS

Moradores da João Paulo II comemoram urbanização da avenida e valorização dos imóveis

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/03/2018 00h00

“Era lama, mato, lixo, um inferno. Agora, ainda nem tá pronto e já virou um paraíso”. Exageros à parte, o motorista Manoel Nascimento está satisfeito. Morador da Comunidade Vareta, no bairro da Guanabara, em Ananindeua, Manoel conviveu 11 anos tendo às suas costas uma área degradada. Hoje, a história mudou.

“Minha casa, se eu fosse vender há uns seis, sete anos, valia uns 13 mil reais. Hoje, não vendo por menos de 100 mil”, diz Manoel, que mandou reformar o imóvel, agora todo em alvenaria.

Manoel foi um dos vários moradores da região a abordar o governador Simão Jatene, durante uma visita nesta quarta-feira, 7, às obras de ampliação da Avenida João Paulo II. Acompanhado de engenheiros e técnicos do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) do governo do estado, Jatene foi conferir o andamento das obras. Durante a visita, conversou com moradores, ouviu elogios e reivindicações.

“Eu disse ao governador que mudei a frente da minha casa. Era pro outro lado e agora virou pra João Paulo”, disse a técnica em enfermagem Rejane Miranda, moradora da Guanabara há mais de trinta anos. Segundo Rejane, a nova avenida trouxe acesso a todos. “Tem calçada sendo feita, vai ter ciclovia, canteiro, tudo agora na porta de casa”, disse. “Bem ali vai ter um ponto de ônibus”, diz Rejane, enquanto apontava o local. A moradora é outra que viu o valor da casa subir à medida que as obras avançavam. “Minha casa, hoje, vale três vezes mais. Mandei avaliar e hoje custa mais de 100 mil reais”, comemora.

Na visita desta quarta-feira, o governador quis saber detalhes sobre a construção das sete passarelas que vão cortar a via. Dedicou atenção ainda a vários espaços que, segundo ele, “devem se transformar em espaços de convivência e lazer”. Um deles é o conhecido “Sítio Manoel Lima”, onde olhos d’água formaram uma espécie de lago, com muito espaço verde ao redor. “Esse espaço, assim como outros que percebi ao longo da avenida, tem plenas condições de ganhar uma praça”, disse Jatene.

“Obras como esse não mexem apenas com a mobilidade de uma cidade, criando novos corredores de tráfego. Elas mexem com a vida como um todo. Social, econômica e culturalmente. E essa mudança vai ser contemplada também depois que entregarmos a ampliação da João Paulo”, concluiu Simão Jatene.