Sejudh tem programação especial para celebrar o Dia da Mulher
O Dia Internacional da Mulher foi celebrado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) com uma programação especial voltado para as mulheres, durante todo mês de março através da campanha “8 de Março”.
A coordenadora de Integração de Políticas para as Mulheres, Maria Trindade afirma que a campanha 8 de Março quer chamar a atenção da sociedade para questão das mulheres nos espaços de decisão. “A campanha esse ano tem como tema central o Protagonismo Feminino nos Espaços de Decisão, onde nós pretendemos chamar a atenção da sociedade para a necessidade de ampliar o número de mulheres nesses espaços, considerando que somos maioria dentro da população brasileira. As mulheres precisam fazer parte das rodas de conversas, opinar nas decisões que são tomadas sobre suas vidas, em decisões políticas”, diz.
Ainda de acordo com Trindade, “a campanha está sendo executada em todos os 144 municípios do Pará. Todo o Estado está trabalhando, desenvolvendo algum tipo de ação de enfrentamento para o empoderamento da mulher”, completa.
Ela lembra que projetos e ações estão sendo realizados para o fortalecimento da rede de atendimento à mulher no Pará. “Temos feito um trabalho no fortalecimento a rede de atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar através de programas e ações, como a utilização de unidades móveis que chegam até as trabalhadoras rurais, onde nós interiorizamos essas informações. Além disso, temos as capacitações, monitoramentos dessa rede, e também o trabalho interno com o governo do Estado, em todas as secretarias, para que estejam promovendo programas e projetos de enfrentamento de violência contra a mulher”, explica.
Trindade também pontua que um dos principais avanços no estado foi o distanciamento do Pará no ranking da violência contra a mulher. “Um dos grandes avanços que tivemos foi em relação ao ranking de violência contra a mulher. Há alguns anos, o Pará estava na quinta colocação desse ranking de violência, e hoje em dia conseguimos nos distanciar para a décima posição. E isso não foi à toa, foi fruto de todo um trabalho e esforço, tanto do Governo do Estado, através da Sejudh, e de todas as secretarias e órgãos do estado”, pondera.
A coordenadora pede para que as mulheres sempre promovam o empoderamento feminino, para assim colocar um fim na violência ou na violação de seus direitos. “A mensagem que deixo para todas as mulheres é para que nós continuemos em movimento. A mulher em movimento percebe as amarras que ainda existem na sociedade. Percebendo essas amarras, ela começa a criar a indignação necessária para que possamos colocar um fim a todo e qualquer tipo de violência ou violação praticada contra ela. Além disso, cria empoderamento, e com isso ajuda a empoderar outras mulheres, algo extremamente necessário”, acredita.
Neste mês de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Sejudh promoveu algumas ações de enfrentamento, conscientização e empoderamento feminino. No início do mês ocorreu a abertura oficial da campanha 8 de Março, na Escola Dr. José Márcio Ayres, em Belém, com palestras e ações de cidadania, como a emissão de documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho e Certidão de Nascimento. Nos dias 05, 06 e 07/03, no auditório da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), em Belém, ocorreram ações internas para servidoras do órgão, além de uma palestra da Coordenadoria de Integração de Políticas para as Mulheres. Este mês ainda ocorrerá o 1° Seminário Regional Rede de Atendimento à Mulher do Sul e Sudeste do Estado do Pará, em Parauapebas.
Serviço:
"1º Seminário Regional da Rede de Atendimento à Mulher do Sul e Sudeste do Estado do Pará”.
Data: 21 e 22 de Março de 2018.
Local: Câmara dos Vereadores de Parauapebas
Dia: 21/03/18
7h00 – Credenciamento e entrega de material
8h00 – Café da Manhã
8h30 – Solenidade de Abertura
• Presença de Representantes da SPM, Coordenadoria de Integração de Políticas para Mulheres do Pará, dos poderes Executivos e Legislativos e das áreas punitivas, preventivas da violência contra a mulher, assim como, das garantias de Direitos.
• Apresentação de vídeo sobre as políticas públicas Estaduais e Municipais de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres.
• Apresentação das Representantes dos Seguimentos de luta pelos Direitos da Mulher contemplados nos subtemas do 28º Encontro da Mulher
10h00 – Palestra Magna: A importância dos OPM’S e dos Conselhos de Direitos da Mulher no fortalecimento e implementação de políticas governamentais para mulheres;
12h00 – Almoço para todos os participantes no local.
13h00 – Oficina 1: “Como criar, fortalecer e fazer gestão de organismos municipais de políticas para as Mulheres e de controle social, através dos Conselhos de Direitos. Facilitadores: CIPM – Sejudh e Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres.
1.1 Diálogo sobre estratégia política a ser adotada para a criação e fortalecimento dos organismos e dos conselhos municipais de direitos da mulher.
15:00 – Coffee Break.;
15:30 – Continuação da Oficina 1:
1.2 Diálogo e troca de experiências exitosas com foco na desconstrução das desigualdades e combate as discriminações de gênero e a violência contra as mulheres. (Conselhos Municipais e OPM’s presentes).
17h30 – Encerramento
Dia: 22/03/18
8h00 – Oficina 2: Como construir planos municipais de Políticas para as Mulheres e orientações para elaboração de projetos para captação de recursos a fim de torna-las viáveis. (Facilitadores: CIPM – Sejudh / Conselho Estadual dos Direitos da Mulher)
2.1 Agendas transversais do PPA: Planejamento, orçamento e gênero e o papel dos OPM’s e dos Conselhos de Direitos da Mulher na sua elaboração. (Participação do Semmu e CMDM/Parauapebas)
10h – Coffee Break.
10h30 – Oficina 3: Contribuição ao empoderamento feminino por meio de intervenções profissionais: boas práticas no atendimento à mulher em situação de violência (Facilitadores: Técnicos da CIPM / Semmu – Participação: Rede de atendimento à Mulher de Parauapebas – Semas/ Semsa/ Semmu/Deam/IML)
11h30 – Preenchimento da ficha avaliadora e encerramento do evento.
Obs: Neste dia 22/03, convidamos a todos os participantes do Seminário para prestigiar a partir das 16h a maior mobilização social de mulheres de nossa região: a Marcha das Mulheres de Parauapebas. O evento reúne mais de 1000 mulheres nas ruas da cidade apresentando em cores e cantos o tema do 28º Encontro da Mulher de Parauapebas, que este ano é “Mulheres de todos os cantos”, enfatizando a luta das mulheres do campo, dos acampamentos/assentamentos, das florestas, das águas, dos quilombos e das cidades.