Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EVENTO EM BRASÍLIA

PCT Guamá avalia projetos científicos apresentados na 33ª Conferência Anprotec

Por Sérgio Moraes (PCTGuamá)
09/11/2023 16h57

Estabelecer conexões com outros centros de pesquisa e inovação, fortalecer parcerias e avaliar projetos científicos, é com esta missão que o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá participa da 33ª Conferência Anprotec: Inovação e Sociedade, realizada de 6 a 9 de novembro, em Brasília, Distrito Federal.

Durante o evento, o PCT Guamá co-chefia a comissão científica com o Tecnopuc, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, para avaliar projetos de todo o Brasil em diversas áreas. “Pelo 3º ano consecutivo estou coordenando, ao lado do representante do Tecnopuc de Porto Alegre, professor Rafael Prikladnick, a sessão científica da Conferência Anprotec. Neste ano, recebemos 140 trabalhos originais, o que foi um recorde de submissões. Isto reflete a maturidade dos ambientes de inovação no Brasil e a natureza cooperativa do nosso setor onde as lições aprendidas são compartilhadas em trabalhos de todas as regiões do país”, comenta Rodrigo Quites Reis, diretor-presidente da Fundação Guamá, organização gestora do PCT.

A conferência, co-promovida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é um evento anual que reúne participantes de diversos setores do ecossistema de inovação para discutir empreendedorismo inovador, debater o papel e as perspectivas dos ambientes e ecossistemas de inovação, compartilhar práticas, estratégias, ferramentas e tendências, além de fomentar conexões e networking qualificado, formular proposições para apoio, governança e financiamento ao empreendedorismo e dar visibilidade ao trabalho de incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos.

Referência em inovação - O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do Estado.

É membro ainda da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (Iasp).