Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ADMINISTRAÇÃO

Seplad realiza encontros com órgãos para discutir sobre o patrimônio imobiliário do Estado do Pará

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
08/11/2023 15h40

Na manhã desta quarta-feira (08), a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) encerrou o ciclo de reuniões para esclarecer dúvidas sobre a situação do patrimônio imobiliário do Estado do Pará. A reunião contou com a presença de representantes de diversos órgãos da área da segurança pública estadual. 

O objetivo das reuniões é construir um retrato da situação patrimonial do Estado e realizar uma gestão cada vez mais eficiente dos imóveis, discutindo os problemas identificados no diagnóstico do acervo imobiliário do Estado, apresentando recomendações de soluções. 

“Nós temos hoje, no acervo do Estado, quase 3 mil imóveis distribuídos espacialmente em todas as regiões do Pará. Então precisa, evidentemente, ter o cuidado e a atenção dos gestores para que a gente possa, de fato, ter o controle físico contábil de todo esse ativo, que importa e tem um peso significativo no balanço patrimonial do Estado. Por este motivo, a reunião de hoje se destina basicamente a discutir alguns pontos que foram identificados no estudo diagnóstico que resultou no relatório informando a situação patrimonial em que se encontra o acervo imobiliário do Estado”, explicou Paulo Jorge Pereira, diretor de Gestão do Patrimônio da Seplad. 

Com o foco na área da segurança pública, a servidora da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), enfatiza o quanto o ciclo de reuniões foi esclarecedor e muito importante para dar andamento a pendências existentes. 

“Essas reuniões são muito importantes, porque aqui eles vão orientar a gente em como identificar problemas relativos ao cadastro e documentação dos imóveis, como legalizar e todas as etapas que temos que fazer para que tudo seja feito conforme a lei. A Segup tem algumas pendências que tentaremos regularizar agora, essa reunião foi bastante produtiva, tirou muitas dúvidas”, contou Giovana Reis, Servidora da Segup.

Os encontros iniciaram na última segunda-feira (06), com os órgãos da área da educação, com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc),Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e Universidade do Estado do Pará (UEPA). Na terça-feira (07), com a área da saúde, com a Secretaria de Saúde Pública (Sespa), Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, Hospital Ophir Loyola, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). E finalizando com a área de segurança, com a Segup, Seap, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica e Detran.

“Após apresentado os problemas identificados no diagnóstico, foram feitas recomendações para a solução das inconsistências encontradas, tendo sido entregue na ocasião aos órgãos, um guia com as orientações para a resolução dos problemas documentais, bem como, planilhas para a prestação das informações requisitadas, com vistas a atualização cadastral dos acervos imobiliários setoriais. Foi estabelecido um prazo até o final de fevereiro do próximo ano, para o envio das informações patrimoniais necessárias à atualização da base de dados do SISPAT IMÓVEIS”, finalizou Paulo Pereira, diretor de Gestão do Patrimônio.