Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Seap promove ação social alusiva ao aniversário da UsiPaz Jurunas/Condor

Por Caroline Rocha (SEAP)
23/10/2023 16h04

Muita movimentação e participação dos moradores na manhã do sábado (21) na UsiPaz Jurunas/Condor. A busca pelos atendimentos e serviços oferecidos atraíram adultos, adolescentes e crianças, para a programação especial alusiva ao primeiro ano da unidade que integra os Territórios Pela Paz (Terpaz) criado pelo governo do Pará.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Diretoria de Reinserção Social (DRS), em parceria com a Faculdade Estácio do Pará (FAP), promoveu serviços de cidadania para os moradores dos dois bairros. A programação foi organizada pela Coordenação de Atendimento ao Egresso e à Família (CAEF) e o Escritório Social, da Seap, e assegurou orientação jurídica, atendimento social, plantão psicológico, curso de economia criativa (Ecobag), fisioterapia e brinquedoteca itinerante para crianças.

“Com o aniversário de ano da Usina, nós pensamos nessa ação para sensibilizar a comunidade e na verdade divulgar os serviços da Seap, divulgar a secretaria quanto à reinserção social nas Usinas da Paz. Como é um serviço novo, é a segunda Usina em que nós estamos trabalhando, o projeto-piloto começou na UsiPaz Cabanagem, e precisamos divulgar esse trabalho”, afirma Manuela Cavalléro, coordenadora do Escritório Social da Seap.

Manuela disse que a primeira ação em parceria com a Estácio permitiu o início de uma conversa sobre a celebração de um acordo de cooperação técnica entre Seap e a faculdade. “Nós já temos um assistente social atuando na usina, mas se conseguirmos trazer um atendimento jurídico, que é algo muito demandado do nosso público, nós conseguiremos divulgar ainda mais o trabalho de reinserção”, garante a coordenadora do Escritório Social.

Francisco Neto, assistente social da Seap, foi uma das pessoas que articulou a parceria com a Estácio. Ele lembrou que a secretaria já desenvolve uma cooperação por meio do Projeto Realize, que é um projeto desenvolvido na Unidade de Custódia e Reinserção de Ananindeua (UCRF Ananindeua). O Realize promove cursos e palestras para as mulheres privadas de liberdade. 

“Agora estamos costurando uma primeira versão para o público egresso do sistema prisional através de uma parceria da Estácio com a CAEF e Escritório Social, no qual pretendemos trazer outras ações como orientação jurídica, atendimento psicológico, atendimento social. Hoje também estamos com atendimento voltado para os filhos das pessoas egressas, através da brinquedoteca. Temos o curso de confecção de bolsas ecológicas, contribuindo para economia criativa e a inclusão produtiva, no sentido da geração de renda”, destacou Francisco.

Esse atendimento aos familiares e aos egressos do sistema prisional iniciou pela UsiPaz da Cabanagem e a usina  Jurunas/Condor é a segunda usina a inaugurar esses tipo de ação. “Nós pensamos em expandir no conjunto das usinas que compõem a região metropolitana de Belém e quem sabe de outros municípios também”, diz Francisco. 

“Trazer esses serviços aqui pra comunidade é positivo porque muitas vezes a gente sabe que a população não tem recursos financeiros para ir até o centro da cidade de Belém. Então a Usina da Paz é uma possibilidade de aproximação, de descentralização desses serviços na região metropolitana. Trazer a Estácio hoje como nossa parceira nessa da usina do Jurunas,  reitera a função social da educação, da universidade, que é também o de transformação social, que está bastante alinhado com o que a Seap está propondo a partir da CAEF e do Escritório Social”, destaca Francisco.

Na ação, estudantes do curso de Direito da Estácio ofereceram atendimento jurídico, os do curso de Serviço Social promoveram atendimento social para qualquer demanda relacionada à assistência social. Os alunos do curso de Fisioterapia realizaram pesquisa com o público presente, os do curso de Moda promoveram um curso de confecção de Ecobags. Já os do curso de Pedagogia promovem atividades pedagógicas com as crianças da comunidade na Brinquedoteca.

Quem aproveitou a manhã na UsiPaz Jurunas foi a dona de casa, Elma da Rocha, ela não perdeu a chance de fazer o curso de confecção de Ecobags e aprovou a ação promovida pela parceria Seap e Estácio. Esse foi o segundo curso que a dona Elma participou. Ela já tinha realizado o de customização de sandálias na mesma Usina.

“É muito bom. Estou gostando. Já fiz da sandália e agora estou querendo aprender a fazer as bolsas. Eu não trabalho com artesanato, mas só quero aprender mesmo. Quem sabe futuramente eu precise, né? Eu acho importante participar, ajuda e muito, muito mesmo”, afirmou  a moradora.

Ação especial 

O diretor da UsiPaz Jurunas/Condor, Lucas Maia, destacou os vários serviços e ações realizadas ao longo do primeiro ano de atividades da Usina, além de ação especial alusiva ao aniversário da unidade, que desenvolve vários atendimentos ao longo dos meses, que vão de emissão de documentos, cidadania, parte de cursos profissionalizantes e a parte de esporte. “Hoje reunimos todos esses serviços para dia de mega ação para comunidade”, esclareceu Lucas. Ele ainda destacou a importância da parceria com a Seap e a Estácio.

“Torci muito, pois é uma parceria muito positiva. A gente tinha uma carência muito grande dessa orientação (jurídica e social), tanto pro público específico que a Seap atua, como propriamente orientação jurídica em geral. Além também de cursos como a própria customização de sandália, que é profissionalizante, as hortaliças, as entregas de sandálias para comunidade, tudo isso beneficia muito a comunidade. A Seap traz os seus serviços para a Usina, onde a comunidade não precisa sair uma distância da sua casa para ter esse serviço. A própria secretaria está trazendo e está dando um grande retorno na UsiPaz”, finalizou Lucas Maia.

Texto de Márcio Sousa / Ascom Seap