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PROJETO MUNDIAR

Jornada aborda relações étnico-raciais e comunicação na escola

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/03/2018 00h00

Os desafios para as relações étnico-raciais no ambiente escolar foi o tema da palestra ministrada pela professora Creusa Trindade, coordenadora da Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no segundo dia da I Jornada Pedagógica do Projeto Mundiar, que começou na terça-feira (13) e prosseguiu nesta quarta-feira (14), no auditório Ismael Nery, no Centur, em Belém.

A Jornada marca o início do ano letivo de 2018 do Mundiar e a quinta entrada de turmas ao projeto, iniciado em 2014 com o objetivo de combater a distorção idade/série no Pará, por meio de parceria entre a Seduc e a Fundação Roberto Marinho.

Docente da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Creusa Trindade destacou, entre outras questões, as dificuldades para a efetivação da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana do ensino fundamental ao médio, e a prevalência da visão eurocêntrica nos conteúdos que norteiam a educação brasileira. “Ainda hoje a escola se conduz sob a égide eurocentrista, em detrimento da cultura e história afro-brasileira”, frisou a palestrante.

Comunicação - O coordenador de Comunicação da Seduc, jornalista Nélio Palheta, um dos palestrantes do dia, apresentou aos professores, diretores, técnicos e gestores de Unidades Seduc na Escola (USEs) e Unidades Regionais de Educação (UREs) – que acompanharam a programação em tempo real, via webconferência – a palestra “Comunicação e Educação”. Inicialmente, o jornalista analisou o cenário em que a comunicação está inserida na contemporaneidade, com a internet e, posteriormente, as redes sociais.

Segundo Nélio Palheta, hoje todos se tornaram “seres midiáticos”, devido à ampliação de visibilidade ocasionada pelas novas ferramentas de comunicação. Ele informou os endereços das redes sociais da Seduc, com destaque para a página do Facebook, que cresceu consideravelmente nos últimos meses.

De acordo com o jornalista, em setembro do ano passado, quando a fanpage começou a ser reestruturada pela Assessoria de Comunicação da Seduc com o apoio de uma empresa especializada, contava com 22 mil seguidores. Hoje, esse número chega a 32 mil, bem mais próximo ao registrado pela Secretaria de Educação do Ceará, considerada referência em redes sociais no campo da educação, atualmente com cerca de 40 mil seguidores. “Com isso, vamos ampliando a capacidade de comunicação da Seduc nas redes sociais, para dar visibilidade àquilo que é positivo no trabalho da Secretaria”, ressaltou.

Nélio Palheta também anunciou aos profissionais da Educação a criação da ferramenta “Pauta On Line”, que estará disponível em breve no portal da Seduc, para ser mais um canal de troca de informações entre a Assessoria de Comunicação do órgão e as escolas da rede pública estadual. Por meio dessa ferramenta, diretores, gestores e professores poderão acionar a Assessoria para eventos e situações que considerem interessantes para divulgação. Para isso, precisarão preencher um formulário simples, informando alguns dados sobre o evento/situação, e a Ascom analisará a viabilidade da divulgação/cobertura.

 “Acreditamos que, à medida que avançar a implantação da plataforma digital Google for Education entre os profissionais da Seduc, esse diálogo ficará mais fácil”, disse Nélio Palheta, referindo-se ao conjunto de ferramentas e serviços do Google adquirido pela Seduc, que vai ajudar tanto na gestão escolar quanto nas atividades pedagógicas de toda a rede educacional do Estado.

A Jornada também abriu espaço para apresentações culturais de alunos do Projeto Mundiar em diversas escolas da Região Metropolitana de Belém. O evento continua até a próxima sexta-feira (16), com diversas atividades. Nos dias 15 e 16 a programação será nas próprias UREs e USEs.