Ação “Prevenção é Segurança” leva serviços à população de Ananindeua
Pessoas que não têm o registro geral ou que perderam, possuem o documento rasurado ou com aspecto antigo poderão ter acesso à segunda ou terceira via do documento por meio da ação “Prevenção é Segurança”, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Na iniciativa será disponibilizada a emissão de 300 carteiras de identidade, sendo primeira via para pessoas com até 16 anos e, segunda e terceira via, para os demais.
Entre os serviços disponíveis estarão também a emissão de segunda via da certidão de nascimento, carteira social, Identidade Jovem (ID Jovem), Cadastro de Pessoa Física (CPF), atendimento jurídico, entre outros. A ação tem a parceria do Pro Paz, Prefeitura Municipal de Ananindeua (PMA) e Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sejudh) e será na praça da igreja Nossa Senhora das Graças, localizada na BR 316, Km 8, de 8h às 12h.
Um escovódromo estará no local para dar orientação sobre uma boa escovação dentária. Haverá também verificação de pressão arterial, apresentação de técnicas de primeiros socorros da Defesa Civil, do Projeto Escola da Vida (PEV), desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará e da banda de música do Corpo de Bombeiros Militar, exposição de itens confeccionados pela Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe) da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), exibição de drones e equipamentos de resgate aéreo, sobrevoo do helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp/Sago), entre outros.
A ação, como o próprio nome diz objetiva garantir cidadania à sociedade e expor os serviços oferecidos pela instituição. Além disso, pretende dialogar com a comunidade a respeito das medidas realizadas e que precisam ser feitas, para juntos construir um futuro de paz e com menos violência, como explicou a titular da Diretoria de Prevenção (Diprev) da Segup, Sílvia Rêgo.
“É muito importante para nós termos esse diálogo com a população. Se faz necessário termos um trabalho integrado na área de repressão, bem como ações de prevenção. E neste sentido, todos fazem parte: a família, instituições religiosas, lideranças comunitárias e muitos outros. Nunca se apreendeu tantos adolescentes e os índices não diminuem. A entrada no mundo do crime está cada vez mais precoce e a vulnerabilidade social destes jovens devem ser combatidas com boas ações”, ressaltou.
Esta será a terceira ação de 2018 que somadas resultarão em 900 carteiras de identidades emitidas nos três primeiros meses do ano. A primeira ocorreu na sede do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp) e a segunda na Estação Cidadania, do bairro do Jurunas. Na próxima semana, a ação estará no bairro do Tapanã, na Região Metropolitana de Belém (RMB).