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DIA DAS CRIANÇAS

Crianças têm espaços voltados ao brincar em ambientes da saúde, da educação e de promoção de cidadania

Por Carol Menezes (SECOM)
12/10/2023 15h17

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) diz que a criança e o adolescente têm direito à liberdade, que inclui “brincar, praticar esportes e divertir-se” (artigo 16, inciso IV). Para reforçar, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também preconiza o brincar como um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Além do lazer, as brincadeiras envolvem socialização e desenvolvimento cognitivo, e por isso o Governo do Pará conta com vários espaços de cidadania, educação e saúde que priorizam esse tipo de atividade.

O Centro de Referência em Educação Infantil Orlando Bitar é referência para o público da Primeira Infância, conta com uma equipe que está sempre planejando atividades lúdicas para trabalhar aprendizado e leitura junto das crianças.

Maria Clara Silva, 9 anos, é uma das crianças beneficiadas pelos equipamentos públicos com estrutura que atende suas necessidades, como na Usina da Paz da Terra Firme, em Belém "Para tudo que se desenvolve na sala de aula, nós trabalhamos antes a questão lúdica nos vários espaços que a creche oferece. Temos o redário literário, temos uma brinquedoteca, temos a biblioteca e outros espaços que a creche oferece. Trabalhamos a questão corporal, a linguagem, tudo que seja necessário para poder desenvolver a questão da escrita. A escrita é paralela à questão lúdica. Então temos esse foco maior, que é a questão da ludicidade, para poder chegar à questão da escrita", detalha Ana Mourão, professora da creche.

A psicóloga Tatiane Montalvão, que atua na pediatria da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, explica porque o ato de brincar é importante não somente para o desenvolvimento da criança, mas para a própria estadia dela durante o tratamento na unidade. "Não é porque a criança está internada que o desenvolvimento dela para. Pelo contrário, continua crescendo, se desenvolvendo no seu cognitivo, na sua parte psicomotora. Por isso tem, além dos estudos complementares, um ambiente de brinquedoteca, porque se subentende que o lúdico é fundamental para o desenvolvimento infantil, para minimizar o estresse hospitalar tanto de crianças quanto de seus familiares, que aqui ficam e lhes acompanham", avalia. 

Danielly Cardoso é técnica em gestão cultural/pedagogia na UsiPaz Terra FirmeDentre os muitos serviços ofertados nas Usinas da Paz também há aqueles que oportunizam o brincar a crianças e adolescentes em meio a atividades lúdicas, de aprendizagem e culturais. "Quando eles brincam, interagem com as outras crianças, refletindo a importância da socialização. Em pouco tempo de participação dessas crianças aqui, o comportamento já muda. A maioria quando chegava aqui, não tinha costume de brincar seguindo regras. Os limites, o que eles podem, o que eles não podem. Então, para participar aqui, eles têm as regrinhas. Além da brincadeira, é uma questão educativa também, detalha a técnica em gestão cultural da UsiPaz Terra Firme, Danielly Cardoso.

Maria Clara Silva, 9 anos, é frequentadora assídua da UsiPaz Terra Firme. "Amo o parquinho, a biblioteca. Amo vir para cá ler, desenhar. Gosto de vir 'usinar' todo dia! Aqui é muito legal, a gente. Aí fica mais na rua, e vem brincar, aprender coisas legais", confirma a menina.