Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Secretaria de Turismo (Setur) promove visitas técnicas a empreendimentos em Salinas

Trabalho segue até o dia 13 deste mês e orienta sobre boas práticas profissionais para aprimorar a rede turística na região turística do Caeté

Por Israel Pegado (SETUR)
06/10/2023 12h25

Técnicos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com colaboradores da Secretaria de Turismo de Salinópolis (Setursal), realizam duas semanas de visitas técnicas aos empreendimentos turísticos do município. O trabalho conjunto iniciado em 2 de outubro  seguirá até o dia 13 deste mês. A ação objetiva fazer o levantamento dos meios de hospedagem para a renovação e o cadastro inicial, além de alteração dos dados cadastrais para quantificar os leitos que o município possui, com foco nas oportunidades do município frente à realização da COP30, em Belém.

De acordo com o Setur, além de analisar um ambiente ou fazer um checklist de atividades, as visitas técnicas também servem como momentos para troca de experiências, de transmissão de conhecimentos por meio do contato com pessoas e as melhores práticas de um determinado segmento. A visita técnica possibilita o conhecimento in loco de políticas públicas, cases de sucesso de empresas, além do contato direto com o desenvolvimento de novos produtos e serviços. A prática também é bastante utilizada para promover a interação entre profissionais e estudantes.  

Ao todo foram visitados 25 empreendimentos. “Fizemos a sensibilização sobre a importância do Cadastur, que representa segurança para os estabelecimentos e para os turistas, com a formalização do cadastro do Ministério do Turismo”, informa Margarete Carvalho, gerente de Qualificação de Serviços Turísticos da Setur.

Os estabelecimentos também foram orientados em relação ao Decreto nº 11.303 de 13 de dezembro de 2022, que estende o prazo para hotéis fornecerem acomodações acessíveis. “Os meios de hospedagens deverão se adequar até 3 de dezembro de 2024 para garantir o percentual mínimo de 10% de dormitórios preparados para receber pessoas com deficiência. Salinópolis se encontra na categoria C no Mapa do Turismo e o cadastro do MTur é gratuito”, explica Margarete.

As atividades turísticas consideradas obrigatórias pela norma jurídica que forem constatadas sem o cadastro ou estiverem com seus respectivos documentos vencidos poderão sofrer sanções conforme a legislação em vigor.

“Serão duas semanas de levantamento, esta e a outra semana que vem. Isso por conta dos cadastros iniciais e os irregulares. Nosso objetivo é que os prestadores de serviços turísticos de meio de hospedagem recebam informações adequadas sobre o Cadastur na nova versão 3.0”, conclui a gerente da Setur.