Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Ação de cidadania e defesa social faz quase 24 mil atendimentos à população do Marajó

A caravana social iniciou as atividades nos municípios no dia  15 de setembro e finalizou os atendimentos na última sexta-feira, 29

Por Walena Lopes (SEGUP)
30/09/2023 12h56

Por meio de um trabalho de cidadania e defesa social desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), mais de 23.900 atendimentos sociais foram realizados, contemplando os moradores dos municípios de Soure, Cachoeira do Arari e Salvaterra, localizado no arquipélago do Marajó. A ação contou com a articulação da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS) da Segup, em parceria com órgãos federais, estaduais e municipais.

A caravana social iniciou as atividades nos municípios no dia  15 de setembro e finalizou os atendimentos na última sexta-feira, 29.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, ressalta a importância do trabalho de cidadania direcionado a população do Marajó, como parte de um plano de ação estratégica para atender a necessidade da região.

“Nossas ações estão sendo direcionadas, não apenas para o enfrentamento da criminalidade na região do Marajó, com a presença da nossa base Integrada fluvial, mas também, com o apoio e auxílio social aos moradores da região, com objetivo de possibilitar a cidadania aos moradores do arquipélago, a exemplo das cidades de, como Soure, Salvaterra e Cachoeira do Araria e também das áreas adjacentes a esses municípios. Pensamos em uma programação com oferta de atendimentos especializados, aliando a prevenção social ao nosso planejamento estratégico de segurança”, pontuou Ualame Machado.

Marcileia Correia, guia de turismo da ilha do Marajó aproveitou a oportunidade de conseguir atendimento clínico para sua filha de cinco meses, e ainda a retirada de Certidão de Nacimento e CPF. Para ela foi uma surpresa muito gratificante contar com esse auxílio e receber atendimento de qualidade para sua família.

“Chegando aqui fiquei muito surpresa com a recepção de todos os envolvidos, desde a médica as recepcionistas que me encaminharam para os atendimentos que necessitava. Pra gente, essa oportunidade é muito importante. Nós que viemos de longe e nos deparar com atendimento bem feito, de qualidade, vindo de agentes públicos tão dispostos a nos ajudar, nos dar uma sengarão de amparo e assistência realmente muito bem-vindos", relatou emocionada a moradora do município de Salvaterra. 

A ação aconteceu nas Unidades Mistas de Saúde dos municípios, onde foram realizados atendimentos de Saúde como vacinação, testes, exames laboratóriais, consultas, além de palestras e orientações. Paralelamente, em outros pontos da ação social, foram realizadas também a emissão de documentos, inscrições no CadÚnico, atendimentos jurídicos, além de orientações sobre os canais de denúncia do Sistema de Segurança Pública. 

Atendimentos - A segunda edição do mutirão de serviços atendeu a região do Marajó Oriental, em três etapas: a primeira atendeu a população do município de Soure, seguindo com as etapas em Cachoeira do Arari e finalizando no município de Salvaterra. 

Os serviços realizados totalizaram o registro de 23.982 atendimentos, nas três localidades. A primeira etapa, realizada em Soure, registrou o total de 8.752 atendimentos. Já na segunda etapa dessa edição, em Cachoeira do Arari, os serviços finalizaram com 7.949 atendimentos. Na última etapa, ocorrida na cidade de Salvaterra, os atendimentos realizados registraram um total de 7.266. Entre os serviços ofertados, foram feitos emissões de RG’s pela Polícia Civil, encaminhamentos para emissão de certidões de nascimento. 

A Receita Federal emitiu e regularizou Cadastros de Pessoa Física. Além disso, também foram ofertados também serviços da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), totalizando cerca de mais de 5 mil atendimentos como clínica médica, exames laboratoriais, verificação de pressão arterial e glicemia, vacinação,  testes de hepatites, sifilis e HIV, avaliação e encaminhamento para órtese e prótese, e ainda palestras educativas. 

A população recebeu também orientações jurídicas, inscrições para Passe Livre para pessoas com deficiência. Foram atendidas também denúncias e realizada diligências policiais. Além de diversas atividades de palestras de prevenção de crimes contra a mulher, exploração sexual da criança e adolescente e orientações de saúde da mulher e do homem, entre outras orientações a população marajoara.