Adepará inicia campanha educativa sobre a Gripe Aviária nas feiras de Belém
Em continuidade ao trabalho preventivo contra Influenza Aviária, Fiscais Estaduais da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) iniciaram nas feiras, em Belém, a campanha educativa sobre a doença, conhecida popularmente como Gripe Aviária e que acomete aves silvestres e domésticas, e pode ser transmitida aos humanos. Neste primeiro dia, a ação se concentrou na Feira da 25, no bairro do Marco e foi realizada na manhã desta sexta-feira (29). O bairro foi o primeiro da região metropolitana a receber a campanha educativa do Governo do Estado, por meio da Adepará.
A campanha é coordenada pela Gerência de Educação Sanitária, e está sendo realizada nas feiras a fim de informar mais a população sobre a zoonose, enfatizando as medidas que devem ser tomadas ao encontrar algum animal com os sintomas.
“A campanha educativa visa a prevenção da Influenza Aviária, e neste primeiro momento, visitamos a feira para orientar tanto os trabalhadores dela quanto os consumidores sobre a doença, para ficarem atentos aos sintomas, pois ela pode ser transmitida aos humanos”, ressaltou o fiscal agropecuário e médico veterinário Clóvis Carneiro.
É importante contar com essa parceria para que todos possam saber como se prevenir, e tomem todos os cuidados necessários para tentar evitar que a doença entre no Estado, o que afetará a produção avícola e a economia.
“Como é uma gripe, os principais sintomas no animal são tosse e espirro, corrimento nasal, fraqueza, falta de ar, complicações respiratórias, como a pneumonia, e falta de apetite. Pedimos para que a população que ao perceber essas características, que não mantenha contato direto com os animais e avise a Adepará”, enfatizou o fiscal.
A ação também tem o intuito de transformar a população em agentes multiplicadores e faz parte do plano de medidas de prevenção que vem sendo intensificadas pela Agência de Defesa, e são realizadas em todo o território paraense.
Durante o próximo mês, outras feiras serão alvos da campanha, que já foi realizada nos municípios de Salinópolis e Salvaterra durante o mês de julho, por serem uma das rotas migratórias de aves silvestres. E que foi estendida para o Terminal Hidroviário de Belém durante o período veraneio.
Pará – Livre da Influenza Aviária
Hoje, o Pará está livre da Influenza Aviária, mas há 112 casos confirmados nos demais estados brasileiros. Desde os registros desses casos, a Agência de Defesa intensifica a vigilância sanitária em propriedades rurais de subsistências, na avicultura industrial e em propriedades urbanas, no centro de Belém, e nas aves selvagens.
A Adepará reforça que não se deve ter contato direto com aves encontradas sem movimentos ou caídas. Nesses casos, a orientação é avisar imediatamente à Agência pelo telefone (91) 99392-3180, em uma unidade mais próxima ou pelo sistema SISBRAVET.