Obras de reconstrução do Terminal Hidroviário de Chaves irão beneficiar mais de 20 mil moradores
Novos espaços trarão mais conforto e segurança no embarque e desembarque de passageiros
A Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) segue avançando com as obras de reconstrução e ampliação do Terminal Hidroviário do município de Chaves, no arquipélago do Marajó. Atualmente, o projeto já conta com mais de 24% dos serviços executados.
Localizado na Avenida Marechal Deodoro, o Terminal Hidroviário de Chaves está sendo modernizado para garantir mais conforto e segurança no embarque e desembarque de passageiros, beneficiando diretamente os mais de 20 mil habitantes do município. O projeto de reconstrução está garantindo, além da construção de novos espaços, a recuperação de toda a área já construída, com reforço e reparo da estrutura existente.
O novo terminal irá contar com uma área de circulação com mais de 100 metros quadrados, equipada com lanchonete, quatro banheiros, sendo dois deles destinados às pessoas com deficiência, novos guichês para a venda de passagens e salas para órgãos oficiais. Também será construída uma área destinada exclusivamente ao transbordo de cargas.
O projeto naval terminal contempla a construção de duas rampas metálicas, cada uma com 20m de comprimento, além de dois novos flutuantes, sendo um intermediário, com 6m de comprimento, e um principal, com 15m de comprimento. Todo o conjunto vai receber cobertura metálica para garantir a proteção e o conforto dos usuários.
De acordo com o engenheiro civil Márcio Tavares, presidente da CPH, atualmente as frentes de trabalho estão concentradas no reparo da estrutura existente no terminal, com a fixação e reforço de vigas, além da execução da cobertura metálica do espaço.
Terminais no Marajó - O Governo do Estado segue investindo na modernização das estruturas hidroviárias em municípios da região do Marajó. Desde o ano de 2019, oito novos terminais já foram entregues pelo Estado nos municípios de Afuá, Bagre, Muaná, Curralinho, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari e Portel. Atualmente, sete obras estão em andamento nos municípios de Anajás, Breves, Chaves, Melgaço, Oeiras do Pará, Salvaterra e Soure.