Ministério da Saúde e Sespa articulam ações para aperfeiçoar Atenção Básica no Marajó
Equipe do governo federal vai a municípios marajoaras fazer um diagnóstico situacional, a fim de ampliar a cobertura do Programa Saúde da Família
Representantes da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), do Ministério da Saúde (MS) e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), se reuniram com o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, para tratar das atividades que serão realizadas a partir deste sábado (16), pelo órgão federal, no Arquipélago do Marajó. O objetivo é fazer um diagnóstico sobre o acesso da população à Atenção Básica de Saúde.
Durante a reunião, na sede da Sespa, em Belém, foi discutida a participação de integrantes da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Dpais), da Sespa, no auxílio à incursão dos integrantes da comitiva do Ministério pelos municípios marajoaras, a fim de traçar um panorama da saúde dos moradores. O objetivo é ampliar a capacidade de cobertura do Programa Saúde da Família (PSF).Gestores da Sespa e do Ministério da Saúde na reunião preparatória às ações no Marajó
“A nossa intenção é fortalecer uma política de Estado que possa trazer melhorias à saúde de forma integrada e transversal, em constante diálogo com os demais entes federativos, a fim de que as necessidades básicas dos cidadãos sejam atendidas e respeitadas”, disse o representante do Ministério da Saúde, José Maria Justo.
Cidadania Marajó - As ações nos municípios do Marajó estão ainda no âmbito do Programa Cidadania Marajó, criado em maio deste ano para a promoção de direitos e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes na região.
O cronograma de atividades envolverá ações nos municípios de Soure, Cachoeira do Arari e Salvaterra, com o seguinte calendário: 16 a 19 de setembro (em Soure); 21 a 24 (em Cachoeira do Arari, e de 26 a 29 em Salvaterra.
O resultado dessas visitas também será submetido à Sespa. “Com isso vamos continuar dialogando com o Ministério da Saúde, a fim de aperfeiçoar a Atenção Básica desses 17 municípios do Marajó, por meio da interlocução em favor de políticas públicas consistentes e de forma articulada com os municípios e o Governo do Pará”, informou o secretário Rômulo Rodovalho.