Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Metropolitano promove palestra sobre prevenção ao suicídio

A programação, iniciada hoje, 15, reuniu pacientes, acompanhantes e colaboradores em um ambiente que oportunizou informações sobre gatilhos comportamentais

Por Alberto Dergan (HMUE)
15/09/2023 18h09

Com o compromisso de reforçar a importância da Campanha Setembro Amarelo que, em todo o Brasil, alerta sobre a prevenção do suicídio, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, iniciou a agenda de ações que ocorrerão ao longo do mês para orientar pacientes, acompanhantes e colaboradores sobre a temática.

Na tarde desta sexta-feira (15), a unidade hospitalar, que pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará e é gerenciada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), realizou palestras com a representante do Centro de Valorização da Vida (CVV), Marizete Rodrigues, e também do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), psicóloga Lyah Corrêa.

A estudante Daniela Alina, 32, esteve no hospital para visitar o irmão, internado após sofrer um acidente de moto. Para ela, participar da programação em um momento delicado fez toda a diferença. “Na rotina do dia a dia, a gente percebe que as pessoas não têm tanto tempo para ouvir o outro ou, quando ouve, não dão tanta atenção. É bem o que a palestrante mencionou. Com toda a certeza, nesse momento de enfrentamento de um problema grave de saúde de um ente querido, ouvir isso faz total diferença. Agradeço a todos”, disse.

A supervisora de psicossocial do HMUE, Natália Failache, pontua que o objetivo da programação é contribuir para as discussões sobre as problemáticas associadas ao psicológico. “Importante ter em mente que a maioria dos nossos usuários estão passando por um enfrentamento, seja o que está internado, com problema de saúde, ou o que está acompanhando. Ambos lidam com medos e sentimentos que podem corroborar para potencializar gatilhos que comprometem a vida”, disse. 

“Nessa perspectiva, nós, enquanto promotores da saúde, buscamos sempre dar qualidade e esclarecimentos para que todos se sintam mais confortáveis, mesmo vivenciando suas questões pessoas e de saúde”, finaliza.

Cumprindo a missão de informar – A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, no ano de 2019, 700 mil pessoas tiraram a própria vida, o que representa uma a cada 100 mortes registradas. 

Segundo a Organização, a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida em todo o mundo e, para cada concretização, são realizadas em média três tentativas, que aparecem em ocorrências como quedas, lesões autoprovocadas por objetos cortantes e armas de fogo, enforcamento, envenenamento e atropelamentos propositais.

“Entendemos que um atendimento acolhedor, empático e, sobretudo, resolutivo aumenta as chances de prevenção”, continuou Natália.

Saúde pública -

Referência no tratamento de média e alta complexidades em traumas e queimados para a região Norte pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), dispõe de 228 leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica exclusivo para pacientes vítimas de queimaduras, além de leitos de UTI.

O HMUE recebe pacientes da Região Metropolitana de Belém, dos diferentes municípios do Pará e também de outros estados. Em 2022, realizou mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais.