Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HUMANIZAÇÃO

Profissionais do Abelardo Santos dedicam as sextas-feiras para arrancar sorrisos de crianças e adultos

Projeto Pronto-Sorriso torna ambiente hospitalar mais agradável para os pequenos pacientes 

Por Ascom (Ascom)
15/09/2023 18h03

Era 14h quando Iara Almeida interrompeu sua rotina de trabalho para arrancar um sorriso de uma criança. Quem sabe duas, três e até de vários adultos. A enfermeira substituiu o jaleco branco para colocar roupa, peruca colorida e o nariz vermelho para uma ação no Hospital Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém. 

Todas as sextas-feiras, os membros do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HRAS se empenham em desmistificar o conceito que o hospital é um ambiente de dor e incertezas e, nesta semana, foi a vez dos integrantes do Circo invadirem o maior hospital do Pará. 

“Nós recebemos muitas crianças aqui na urgência e tirar elas desse mundo de dor e medo hospitalar é essencial para a adesão ao tratamento. A equipe se une para fazer esse trabalho voluntário e saímos com a sensação de missão cumprida, que é vê-los com sorriso no rosto”, enfatiza Iara Almeida, enfermeira do pronto socorro pediátrico do HRAS. 

Quem também tirou um pouco do seu tempo para se integrar o Projeto Pronto-Sorriso, foi a auxiliar administrativa do departamento de pessoal da unidade, Suziane Lima.  Emocionada, ela relembra que participa da iniciativa desde o mês passado e se sente feliz em contribuir com o projeto. “Para mim é muito gratificante. Essa ação não alegra só as crianças, mas alegra a minha tarde também. Tenho todos os registros guardados para mostrar para o meu filho quando ele estiver maior e incentiva-lo a fazer algo pelo próximo”, destacou. 

Diversão 

Por onde a turma do “Circo HRAS” passou com palhaços, mágico, malabarista, bailarina e bobo da corte, a sequência de risos foi inevitável. A atento a cada brincadeira, o pequeno Jorge Menezes, de 5 anos, que está internado há oito dias na ala pediátrica do HRAS, interagiu, se divertiu e dançou a sua música favorita. "Quero pão, pão, queijo, queijo", pediu o menino, o funk infantil do pão de queijo, do Bolofofos. 

Humanização 

A diretora assistencial Renata Oliveira, destaca que unidade trabalha constante para ofertar a melhor assistência atrelada ao cuidado humanizado aos pacientes. “Se colocar no lugar do usuário e compreender as suas dores com o objetivo de proporcionar o melhor atendimento, faz parte dos valores. Por isso, sabemos da importância de promover momentos de lazer e descontração para quem está doente”, ponderou. 

Serviço - O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos é uma unidade da rede pública de saúde do Governo do Pará, com 340 leitos de internação, entre clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), adultos e pediátricos. A unidade é administrada pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).